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Embaixada dos EUA oferece oportunidade de estudo para garotas de 15 a 18 anos matriculadas em escolas de ensino técnico

O programa vai selecionar 20 equipes, formadas por quatro meninas e um/a professor/a orientador/a, para seis meses de capacitação. As inscrições vão até 10 de abril pelo site www.power4girls.com.br 

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil, sob a implementação do Instituto Glória e o apoio de organizações dos setores público e privado, abrem as inscrições para o programa Power4Girls – Empower to Lead! até o dia 10 de abril. O objetivo do P4G é oferecer uma formação inovadora para meninas de 15 a 18 anos que frequentam o ensino médio em escolas técnicas/tecnológicas federais ou estaduais, ou em escolas técnicas sem fins lucrativos em todo o Brasil. O programa de seis meses vai capacitar jovens em diversas áreas, como empreendedorismo, planejamento estratégico, inovação e responsabilidade social, preparando-as para as oportunidades e desafios do século XXI.

“O poder de capacitar jovens meninas para liderar, inovar e criar um futuro sustentável é a chave para transformar sonhos em realidade e desafios em oportunidades”, enfatizou a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley no site da Embaixada.

O programa vai selecionar 20 equipes, compostas por quatro alunas e um/a professor/a orientador/a voluntário/a. Cada equipe será desafiada a desenvolver propostas com soluções criativas e inovadoras, tendo como foco os princípios da Economia Circular, destacando três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

A atividades terão início em maio, com uma cerimônia de abertura virtual, seguida por sessões semanais on-line de mentoria para o desenvolvimento dos projetos. Além disso, serão oferecidos webinars mensais abordando temas essenciais como Economia Circular, Storytelling, Gestão de Projetos, ESG, Tipos de Investimento para Startups e Pitch Perfeito – que é uma forma de apresentação de negócios que foca a objetividade das informações e o curto tempo para execução.

Ao término do programa, no final de novembro, as equipes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em um evento de encerramento em Brasília, que incluirá uma exposição dos projetos, uma competição final de pitch e cerimônia de premiação.

Serviço 

Assunto: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil oferecem oportunidade de estudo para meninas matriculadas em ensino técnico

Data: Inscrições até 10 de abril

Para mais informações e inscrições, acesse:www.power4girls.com.br

Grupo de Pesquisa e Inovação "Inova Digmarketing", da EFG Raul Brandão de Castro

Artigos científicos da Escola do Futuro são publicados em periódicos nacionais

Economia verde e marketing digital são os objetos de reflexão dos dois Grupos de Pesquisa e Inovação da EFG Luiz Rassi e da EFG Raul Brandão de Castro, respectivamente 

 

Artigos científicos derivados de pesquisas conduzidas pelos Grupos de Pesquisa e Inovação (GPIs) da Escola do Futuro de Goiás (EFG) foram recentemente publicados em periódicos nacionais.

O termo "periódico" refere-se às publicações científicas e acadêmicas que comumente divulgam artigos científicos, incluindo pesquisas originais, revisões da literatura e outros textos de natureza científica destinados ao público especializado de acadêmicos e pesquisadores.

Uma dessas publicações provém do GPI "Empresa Verde", composto por Lucimar Duarte (coordenadora) e Lara de Oliveira Rosa Harpia (discente-bolsista), da EFG Luiz Rassi, localizada em Aparecida de Goiânia. O grupo dedica-se à investigação da Economia Verde e seus impactos na sustentabilidade empresarial.

 

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Grupo de Pesquisa e Inovação "Empresa Verde"

 

A pesquisa "Economia Verde: processos produtivos empresariais" explora desafios e oportunidades da Economia Verde para empresas, destacando a importância de processos sustentáveis. Com metodologia exploratória e qualitativa, identifica desafios, como custos de adaptação, mas ressalta vantagens, como redução de custos a longo prazo e melhoria da imagem da empresa. Conclui que a Economia Verde é promissora para desenvolvimento sustentável, exigindo planejamento, investimento e apoio governamental. O estudo do Grupo Empresa Verde contribui com o debate e oferece insights para empresas interessadas em práticas sustentáveis. Link para o artigo: https://revistaft.com.br/economia-verde-processos-produtivos-empresariais/

O outro artigo publicado é de autoria do Grupo Inova Digmarketing, composto por Marília Marques Abreu (coordenadora), Daniela Melo Alves Brito (discente-bolsista) e Ritieli Spaniol dos Santos Corrêa (discente-bolsista), todas da EFG Raul Brandão de Castro, localizada em Mineiros.

A pesquisa "Branding no sucesso do marketing digital da Airbnb" do Inova Digmarketing explora a interseção entre Branding e Marketing Digital para criar estratégias eficazes. Coordenado por Marília Abreu, juntamente com as alunas Daniela Melo e Ritiele Spaniol, o artigo destaca a importância do encantamento do cliente e do uso do Branding como ferramenta crucial na diferenciação de marcas, exemplificado pela Airbnb. O trabalho ressalta a aplicabilidade dessas estratégias não apenas para grandes empresas, mas também para micro e pequenas empresas, fornecendo insights analíticos para prosperar em um mercado digital em constante evolução. O artigo completo está disponível em https://revistaft.com.br/branding-no-sucesso-do-marketing-digital-da-airbnb/

Pesquisa em Realidade Virtual Imersiva Aplicada à Educação da Escola do Futuro de Goiás recebe reconhecimento Internacional

Ele teve seu artigo selecionado para apresentação na prestigiada Conferência Internacional de Londres, que está em sua 11ª edição e tem entre seus objetivos convidar participantes para apresentar novas pesquisas

 

O Professor Ivan Martins, coordenador do Grupo de Pesquisa e Inovação em Realidade Virtual Imersiva Aplicada à Educação na Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro, em Mineiros, alcançou um marco significativo em sua carreira acadêmica, que é também representativo para o ensino goiano: teve seu artigo selecionado para apresentação na prestigiada Conferência Internacional de Londres, que está em sua 11ª edição e tem entre seus objetivos convidar participantes para apresentar novas pesquisas, disseminar ideias, trocar informações e discutir questões atuais. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro, e proporcionou para acadêmicos, profissionais e interessados um espaço para compartilharem conhecimentos e experiências em diversas áreas.

O artigo propõe o desenvolvimento de um protótipo do “Google Cardboard”, uma experiência de realidade virtual acessível que se inicia com um simples visor, montável ou adquirível por qualquer pessoa. A abordagem adotada para a fabricação é a manufatura aditiva. Os resultados da pesquisa, apresentados no artigo, destacam várias contribuições significativas, entre as quais se destaca o acesso à Realidade Virtual Imersiva por meio de dispositivos de baixo custo.

Uma perspectiva adicional abordada no artigo é a possibilidade de impacto social e o fomento ao desenvolvimento tecnológico sustentável. Isso é explorado ao considerar a produção desses dispositivos a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET, utilizadas na criação de filamentos de impressão 3D.

"Quando conseguimos fazer uma publicação internacional, significa que outros pesquisadores com diferentes origens e diferentes tipos de problemas sociais e educacionais estão validando a pesquisa que está sendo feita aqui. Um outro aspecto interessante desse tipo de evento é a possibilidade de aumentar nossa rede de pesquisadores. Exemplo disso é que logo após o evento já foi possível começar um contato com um pesquisador da Indonésia.", comentou com entusiasmo o professor Ivan Martins.

No que diz respeito aos desafios enfrentados, ele destacou o constante desafio temporal, particularmente na área de tecnologia, na qual a relevância do desenvolvimento deve ser mantida ao longo do tempo. O diferencial das pesquisas desenvolvidas dentro das Escolas do Futuro de Goiás é a aplicação prática, com produtos sendo elaborados e entregues diretamente à sociedade através dos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI).

 

Nota de apoio à direção do CEPI Dom Eric James

Os órgãos gestores da Escola do Futuro do Estado de Goiás, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), manifestam todo seu apoio à direção do CEPI Dom Eric James, situado em Mineiros, e reforçam que não compactuam com comportamentos que não condizem com o ambiente escolar e que, nestes casos, sempre serão tomadas providências administrativas e legais.

Escola do Futuro abre inscrições para curso gratuito de Captação de recursos de Editais de Fomento

O curso é gratuito e destinado a pessoas acima de 16 anos com ensino Fundamental completo 

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) está com inscrições abertas para o curso de Captação de Recursos de Editais de Fomento, na modalidade online, no período noturno. O curso é gratuito, de curta duração, realizado de forma on-line e oferece 300 vagas distribuídas em 10 turmas na unidade Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia. As inscrições vão até 22 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Escola do Futuro: editais.org.br/editais.

As vagas são de fluxo contínuo, ou seja, podem ser preenchidas mensalmente e são destinadas a pessoas com mais de 16 anos, com Ensino Fundamental completo até o ato da matrícula.

Do número total de vagas disponíveis, 60% são especialmente reservadas para alunos que estudaram em escolas públicas, têm renda familiar de até um salário-mínimo e meio, enfrentam dificuldades sociais ou possuem deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento.

Programa DE.CO.LAB

O DE.CO.LAB é um programa que consiste em uma trilha de capacitação, treinamento e orientação com o objetivo de contribuir com o processo criativo da escrita, desenho do projeto e modelagem econômica de empreendimentos e/ou projetos de base tecnológica, alinhado à perspectiva corporativa do ecossistema nacional de inovação e pesquisa.

O curso ensina como obter financiamento ou suporte financeiro para projetos por meio de editais de fomento em áreas como cultura, ciência, educação, entre outras. Eles são geralmente emitidos por órgãos governamentais, organizações sem fins lucrativos ou empresas.

Para a captação de recursos é preciso entender como redigir propostas eficazes que atendam aos critérios do edital, apresentando de forma clara e persuasiva os objetivos, métodos e impactos esperados do projeto. Além disso, o curso pode abordar estratégias para identificar oportunidades de financiamento, elaborar orçamentos e cumprir os requisitos específicos de cada edital.

A Escola do Futuro de Goiás é uma unidade do governo de Goiás ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Desde 2021 é gerida pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).