Basileu França representa Goiás no Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Circo Publicado em: 22 de dezembro de 2025
O encontro, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), reuniu artistas e gestores públicos, no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 17 deste mês, para a construção de uma política pública voltada a promoção dessa atividade artística no Brasil
A Escola do Futuro em Artes Basileu França participou, entre os dias 14 e 17 deste mês, do Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Circo, organizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do Governo Federal. Durante os quatro dias do evento, artistas e gestores públicos da área se reuniram na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, na capital fluminense, para discutir as diretrizes brasileiras para o fortalecimento de políticas públicas dedicas à arte circense. Durante a programação, as lideranças do segmento puderam compartilhar suas experiências, assim como os desafios e as necessidades para o fomento e continuidade das atividades de circo no Brasil.
Representante de Goiás no encontro nacional, a coordenadora do curso técnico de Circo do Basileu França, Lua Barreto, explica que o evento é um marco para a produção de políticas voltadas à área. “Ao longo desses dias, conseguimos abrir um espaço de diálogo com diversos agentes públicos, artistas, gestores de instituições de ensino, produtores culturais e representantes de circos e grupos circenses para conhecermos melhor a realidade do Circo em nosso país e, assim, traçarmos caminhos para manutenção da atividade, bem como construir uma política sólida de investimento e promoção da arte circense.”, descreve a coordenadora.

Coordenadora do curso técnico de Circo do Basileu França, Lua Barreto (à direita), representa Goiás em Grupos de Trabalhos no Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Circo (Foto: Arquivo Pessoal)
Além das atividades gerais destinadas a todos os públicos, a coordenadora do Basileu França integrou os Grupos de Trabalho destinados à discussão do ensino, pesquisa e formação circense no Brasil. Como resultado desses encontros multilaterais, foi elaborado uma carta, entregue à Funarte e ao Ministério da Cultural, com o objetivo de orientar o desenvolvimento artístico nacional.
“As discussões nas mesas possibilitaram a elaboração de um documento, escrito a várias mãos, em que construímos uma diretriz global que vai direcionar as práticas de ensino, pesquisa e formação dos estudantes em circo para os próximos anos. Ao participarmos desse momento, não só colocamos em evidência o trabalho que é realizado pelo Basileu França em Goiás, como também contribuímos com nossa experiência para a formulação de uma política pública nacional que seja eficiente e abrace as especificidades de cada região”, avalia Lua Barreto.
Durante o encontro, foi inaugurada a nova lona da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (Enclo), que recebeu o nome do brasileiro Fidelis Nascimento, mais conhecido como o Mestre Jamelão, referência na história do circo no país e que faleceu em março deste ano. Para celebrar a ocasião, foram apresentados dois números circenses para o público, que contou com a participação do ex-estudante do Basileu França, Gabriel Marrama, na apresentação da modalidade “rola-rola”. O estudante, que dá continuidade à formação em circo na escola fluminense, iniciou seus estudos no Basileu França, onde se graduou no curso técnico de Circo e integrou o corpo circense da unidade goiana.

Ex-integrante do Corpo Circense BF, Gabriel Marrama, se apresenta em inauguração de espaço da Escola Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (Enclo), durante Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Circo (Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)
A Coordenação de Circo e o Corpo Circense Basileu França integram as grandes áreas de estudos e de formação artística da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade de ensino profissionalizante ligada à Secti, e, desde 2021, gerida, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, através do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).
Notícias
Leia outras Publicações!
25 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais
O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...
28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social
A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...
28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás
No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...
X

