Professor da EFG Basileu França participa de Encontro Curatorial de Artes Cênicas Publicado em: 22 de dezembro de 2025
O professor da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França Rafael Blat participou do 5º Encontro sobre Curadoria em Artes cênicas, em São Paulo. Rafael Blat, que já contabiliza 25 anos dedicados às artes, é também diretor artístico, produtor cultural, curador teatral e ator. Blat foi o único goiano que participou desse evento, que foi limitado a 80 participantes.
O evento é organizado pela Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e pelo Olhares Instituto Cultural, que, neste ano convidou o curador japonês Yusuke Hashimoto, diretor artístico da Temporada de Artes Cênicas do Berliner Festspiele, famoso festival de teatro alemão. Com o tema “Artes Cênicas como Gestos de Resistência”, Hashimoto coordenou três encontros analíticos de como a prática curatorial pode atuar como dispositivo crítico diante das dinâmicas de poder que atravessam a produção e a recepção das artes performáticas. Entre os tópicos em debate estiveram: Memória e Transmissão, Pluralidade e Complexidade da Identidade/Vida e Resistência à ideia egocêntrica.
Nascido em Fukuoka, Japão, em 1976, Hashimoto é uma das vozes mais relevantes no cenário internacional das artes cênicas. Fundador do Kyoto Experiment (Festival Internacional de Artes Cênicas de Kyoto) e ex-diretor de programação do ROHM Theatre Kyoto, ele entrelaça a prática curatorial asiática e europeia, questionando estruturas de poder, identidade e os sistemas de produção e circulação das artes performáticas.
Desde 2019, os Encontros de Curadoria já reuniram nomes em atividade fundamentais do pensamento curatorial em artes cênicas, como Florian Malzacher (Alemanha), Piersandra Di Matteo (Itália), Jay Pather (África do Sul) e Christophe Slagmuylder (Bélgica). Cada edição se tornou um espaço privilegiado para refletir sobre o papel da curadoria no contexto contemporâneo e ampliar perspectivas sobre sua atuação em festivais, políticas culturais e modos de circulação e criação.
“Ter encontros como esse com profissionais tão experientes é essencial para ampliar os horizontes das artes cênicas no Brasil. Por meio da minha participação, eu posso trazer para professores e alunos do Basileu um pouco desse momento de trocas, que vai resultar em crescimento para todos nós. Isso fortalece o diálogo, estimula o olhar crítico e traz uma diversidade maior de referências”, declara Blat.
Notícias
Leia outras Publicações!
25 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais
O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...
28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social
A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...
28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás
No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...
X

