Equipe da Escola do Futuro de Goiás participou de curso de capacitação realizado pelo Lab.Eita

Publicado em: 24 de setembro de 2025
Equipe da Escola do Futuro de Goiás participou de curso de capacitação realizado pelo Lab.Eita

Além de proporcionar a formação profissional dos participantes, o projeto ainda beneficiou 15 pessoas com equipamentos adaptados às suas demandas 

Estudantes, técnicos laboratoriais e professores da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, e profissionais de diversas áreas de Aparecida de Goiânia concluíram, neste mês, uma maratona formativa em Tecnologias Assistivas que foi promovida pelo Laboratório de Estudos Inventivos em Tecnologias Assistivas (Lab.Eita), em parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), órgãos da Universidade Federal de Goiás. A capacitação, que envolveu 28 pessoas, ocorreu ao longo de cinco meses, em oito encontros no Laboratório de Inovação e Prototipagem (IPLAB), na unidade da EFG daquela cidade. 

Ao longo do processo, os participantes percorreram uma trilha formativa, em que puderam conhecer e se aprofundar no campo assistivo a partir de aulas sobre conceitos norteadores da área, modelagem tridimensional, escaneamento 3D e fresagem. Além da etapa em sala, todos puderam, ainda, ver de perto a aplicabilidade do conhecimento recém aprendido em oficinas, onde foram produzidos diversos itens adaptativos, que foram doados a famílias com crianças com deficiência. No total, ao fim do curso, 15 pessoas foram contempladas com equipamentos adaptados às necessidades delas.

i3 Quinze famílias receberam equipamentos adaptados que foram produzidos pelos participantes do curso de capacitação (Foto: Divulgação)

“Nesse período, nossos colaboradores, estudantes e comunidade local tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento numa área importante dentro do ramo de inovação e criatividade, que é altamente demandado na atualidade. Com essa formação específica em tecnologia assistiva, os participantes, inclusive o nosso corpo técnico e docente, vão poder contribuir com a sociedade ao desenvolver itens de qualidade e a um baixo custo, ampliando o acesso de famílias vulneráveis a esses equipamentos. O parapódium, por exemplo, é uma peça essencial para o desenvolvimento da postura ortostática, isto é, a de permanecer na posição de pé, e que tem custo a partir 2 mil reais. Por meio desse projeto, conseguimos produzir a peça com custo de 250 reais e entregar para essas famílias de graça”, explica o professor e coordenador de inovação da EFG Luiz Rassi, Vitor Vinícius Cerqueira. 

i11

Coordenador de Inovação da EFG Luiz Rassi, Vitor Vinícius Cerqueira, realiza a entrega da certificação do curso de capacitação (Foto: Divulgação)

Fernando Aurélio, de 46 anos, profissional em Educação Física e estudante de um dos cursos em tecnologia na unidade de Aparecida de Goiânia, é um dos integrantes da turma que concluiu a formação em tecnologia assistiva. Ele conta que o curso possibilitou a ampliação de seus conhecimentos na área, o que vai contribuir para que ele dê continuidade a essa nova trajetória profissional. “Ao longo das aulas, pude me aprofundar nas técnicas de modelagem, prototipagem, geração de imagens, corte a laser e impressão 3D, além de conhecer um pouco mais da rotina e das demandas das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, assim como compreendi como a tecnologia assistiva pode contribuir para uma vida mais digna das pessoas com deficiência”, avalia o estudante, que se impressionou com a estrutura física e laboratorial da Escola do Futuro, inclusive, a qualidade da formação e dos profissionais à frente do ensino.  

i9

Equipe de estudantes do curso de capacitação em Tecnologias Assistivas, com destaque para Fernando Aurélio (à direita) (Foto: Arquivo Pessoal)

A capacitação na Escola do Futuro é uma iniciativa do Lab.Eita, em parceria com o CETT-UFG, a partir de um projeto guarda-chuva com atividades em três frentes que se interligam: o ensino, a pesquisa e a extensão, e que é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal. O convênio com a rede de ensino de Goiás tem como objetivo a transferência de conhecimento e tecnologia para a ampliação a um maior número de famílias assistidas, como é endossado pelo coordenador do Lab.Eita e coordenador de Inovação e Tecnologia do CETT-UFG, Pedro Henrique Gonçalves. 

“Com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal na ordem de 420 mil reais, buscamos estimular a criação de novas tecnologias assistivas acessíveis e de baixo custo, tanto para uso direto de pessoas com deficiência quanto para a demonstração pública de soluções inovadoras no campo da acessibilidade. Dessa forma, ao mesmo tempo em que avançamos nos estudos e pesquisas nas tecnologias assistivas, contribuímos com o bem-estar social”, destaca o professor Pedro, que reconhece a importância da transferência de conhecimento para outras instituições para o cumprimento dessa missão, como é o caso das Escolas do Futuro de Goiás, através da capacitação realizada nos últimos cinco meses.  

i8

 Coordenador do Lab.Eita e coordenador de Inovação e Tecnologia do CETT-UFG, Pedro Henrique Gonçalves (Foto: Carlos Siqueira)

Notícias

Leia outras Publicações!
25 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais

O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social

A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás

No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...

MAIS INFORMAÇÕES →

X
FALE COM A GENTE