Orquestras Sinfônicas Jovem de Goiás e Pedro Ludovico Teixeira gravaram vinheta do JA1 da TV Anhanguera

Publicado em: 28 de outubro de 2025
Orquestras Sinfônicas Jovem de Goiás e Pedro Ludovico Teixeira gravaram vinheta do JA1 da TV Anhanguera

A produção televisiva, em parceria com os grupos sinfônicos do Basileu França, integrou o projeto do telejornal local em celebração ao Dia das Crianças deste ano 

Estudantes das orquestras Sinfônicas Jovem de Goiás e Pedro Ludovico Teixeira participaram da gravação especial da vinheta de abertura do JA1 da TV Anhanguera, emissora afiliada à Rede Globo em Goiás, neste mês. A produção musical, que mobilizou 88 músicos dos dois grupos sinfônicos da Escola do Futuro em Artes Basileu França, integrou o projeto do telejornal em comemoração ao Dia das Crianças deste ano. O videoclipe produzido com os artistas da instituição de ensino em artes foi exibido na edição do almoço do dia 10 de outubro, antevéspera da data comemorativa. 

Inspirada em projetos semelhantes conduzidos por outras emissoras da rede de televisão, a proposta surgiu para abrilhantar o telejornal dedicado às crianças, JA1 Kids, que contou com a participação de 10 jovens repórteres e apresentadores. O convite aos músicos do Basileu França além de celebrar a data comemorativa, buscou valorizar os jovens talentos de Goiás, como destaca o coordenador de operações da TV Anhanguera e líder do projeto local, Alexandre Cirqueira. 

“Partimos de uma proposta de fazer uma edição diferente do nosso programa local para o Dia das Crianças, assim, pensamos: o que podemos fazer para cativar o público?! Inspirados em projetos de outras praças, decidimos gravar a nossa vinheta de abertura, conhecida por todas as pessoas, com uma orquestra. Levamos a proposta para o Basileu França, que foi aceita de prontidão. Fizemos reuniões atrás de reuniões, realizamos visitas técnicas ao teatro e, hoje, estamos finalizando a gravação. O resultado vai ficar incrível. Até para a gente que trabalha na emissora foi cativante, logo no ensaio, foi arrepio atrás de arrepio. E ao fim do primeiro take a vontade era parar de gravar e bater palmas. Eu considero nota 10, nota mil, estou muito satisfeito, quero muito ver o resultado já editado e no ar”, narra Alexandre Cirqueira.  

FOTO5

O coordenador de operações da TV Anhanguera, Alexandre Cirqueira (à esquerda) desenvolveu o projeto para edição especial do JA1, telejornal local (Foto: Wéber Félix)

Os jovens musicistas da Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira, Thallita Nayara e Leonardo Araújo, contam emocionados como foi a tarde de gravação. “Esse projeto é único, é a primeira vez que participamos de uma gravação de vinheta. Ser convidado para tocar a vinheta da Globo é uma alegria imensa" relata a violoncelista, que ingressou no grupo sinfônico em 2017 e, atualmente, é chefe de naipe desse instrumento.  

FOTO3

A violoncelista, Thallita Nayara, integra a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás desde 2017 (Foto: Wéber Félix)

Membro desde 2023 da mesma orquestra, Leonardo Araújo, relata que a experiência foi marcante e diferente. “É uma trilha que já escutamos nos telejornais, e gravá-la foi uma experiencia diferente. E saber que a orquestra representa tanto assim, e aparecer na TV executando essa trilha, que muitos brasileiros escutam, é uma oportunidade única para nós. De certo modo, foi desafiante, por conta das câmeras, o que exigiu de nós uma concentração diferente, mas conseguimos executar e o resultado vai ficar incrível”, comenta o violinista. 

FOTO1

Violista, Leonardo Araújo, destaca a importância de participar do projeto para sua formação musical (Foto: Wéber Félix)

A experiência surpreendeu também o maestro e coordenador dos grupos sinfônicos do Basileu França, Eliel Ferreira, que foi responsável por reger a execução da trilha de abertura do JA1. “Terminamos, deu certo. Esse projeto é uma oportunidade importante para nossos jovens músicos seguirem seus passos na profissionalização, além de podermos dar visibilidade ao talento deles e à qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo no Basileu França. Já o público vai se identificar de cara com essa nova versão de uma música que é muito conhecida dele, só que agora numa roupagem sinfônica. O telespectador, com certeza, vai perceber novos timbres e conhecer a sonoridade de outros instrumentos. Esperamos que seja um convite para que mais pessoas possam ir ao teatro e viver a experiência da música de concerto”, explica o maestro. 

FOTO2

 Maestro e coordenador dos grupos sinfônicos do Basileu França, Eliel Ferreira, conduziu a execução da trilha sonora do JA1 orquestrada (Foto: Wéber Félix)

 

A vinheta pode ser conferida aqui.

Notícias

Leia outras Publicações!
25 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais

O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social

A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás

No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...

MAIS INFORMAÇÕES →

X
FALE COM A GENTE