fbpx

Goiás é destaque no Web Summit 2021

Entre os dias 1° e 4 de novembro de 2021, foi realizado em Lisboa (Portugal) o evento Web Summit 2021, um dos principais eventos de startups do mundo.

A delegação goiana que esteve presente na conferência contou com a participação de autoridades e convidados importantes como o Secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, o Secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima e o empresário Aparecido Antônio Carvalho Costa, sócio-fundador da empresa Kairos Tech.

Segundo dia do Web Summit 2021Foto reprodução: Web Summit 2021

A empresa Kairos Tech é uma startup brasileira de Desenvolvimento Humano e Organizacional localizada em Goiás. Durante a convenção Web Summit 2021, a instituição apresentou um painel com o tema inteligência artificial.

Apoiada pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Kairos, desenvolve um projeto inteligente que auxilia estudantes na tomada de decisão de fazer intercâmbio estudantil no exterior, o InovadEd. O programa é uma solução que analisa o perfil socioeconômico do aluno interessado no intercâmbio para dar match, uma espécie de combinação com universidades estrangeiras.

O projeto da startup surgiu em 2019, quando Aparecido Antonio Carvalho Costa e Hermínio Carneiro (sócios-fundadores) iniciaram a caminhada da agremiação em São Paulo. Depois disso, a corporação se mudou para Portugal e posteriormente atraídos pelo apoio do governo estadual, municipal e por entidades, optaram por Goiás.

Segundo o empresário, Aparecido, a escolha pelo estado de Goiás não foi difícil, tendo em vista que, a unidade federativa possui destaque na América Latina por ter em Goiânia o Ceia e o único curso de graduação do país em Inteligência Artificial, ambos na UFG.

Por meio do Ceia UFG, a Kairos, desenvolve produtos na área de Inteligência Artificial envolvendo três segmentos: a mobilidade internacional, a cultura organizacional (contratação e desenvolvimento humano) e a questão educacional. De acordo com o empreendedor, a empresa é a única no Brasil, do segmento de Machine Learning (aprendizado de máquinas), que conseguiu se apresentar no painel principal da convenção Web Summit 2021.

Dois anos depois da criação, o Centro de Excelência apoia atualmente 16 startups, com 12 contratos elaborados de maneira diferente. Além do apoio do Governo de Goiás, as instituições recebem aporte financeiro parcial do Sebrae e da Embaprii para realização de projetos na área da inovação.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, idealizador da política pública que possibilitou o projeto, acredita que os Centros de Excelência são extremamente importantes para gerar crescimento econômico no estado a partir da inovação.

O secretário da SEDI, Marcio Cesar Pereira, destacou que o evento Web Summit contou com cerca de 2 mil startups das mais importantes do mundo e que estar presente no evento é essencial para discutir ideias de inovação com o intuito de gerar frutos positivos para o Estado de Goiás como um todo.

 

Fonte: SEDI

 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10