fbpx

Professor da EFG em Artes Basileu França, Alexandre Liah tem habilidades como ilustrador de livros literários

   

 

Artista visual já ilustrou dezenas de livros, desde a década de 1980

Alexandre Liah, professor de Artes Visuais da EFG Basileu França, é um dos artistas goianos mais procurados por escritores para a ilustração de seus livros. Recentemente, ilustrou dois deles: a reedição do romance Um Homem e sua Família, do professor aposentado da Faculdade de Letras da UFG, Braz José Coelho, cuja primeira edição data de 1997; e Pequenos contos em segredo, de Gustavo Neiva Coelho, publicado em 2021. 

“Já ilustrei dezenas deles, faço isso desde a década de 1980”, comenta Liah. “Os escritores me procuram e levam um exemplar impresso. A partir da leitura eu crio as ilustrações das capas e internas também. Minha inspiração vem das minhas percepções do que é tratado nos livros, mas acontece também de os autores escolherem obras que já tenho prontas”, complementa. No livro de Gustavo Neiva Coelho, o artista fez uma ilustração para cada conto. Já no de Braz Coelho fez as ilustrações da capa e da contracapa. 

Quem é o artista professor 

Filho de ucranianos que vieram para o Brasil fugindo da segunda guerra mundial, Alexandre Liah nasceu na cidade de Goiânia em 1960. Frequentou ateliês de vários artistas ativos em Goiás na década de 1970, tais como D. J. Oliveira, Cleber Gouveia, Siron Franco e Roos. Trabalhou em agências de propaganda na década de 1980. Realizou exposições individuais em Goiânia, São Paulo e Brasília. Recebeu diversos prêmios regionais e nacionais dentre eles o Prêmio BEG e o Prêmio Curitiba Arte 6, além de menções honrosas e medalhas de reconhecimento pela trajetória artística. Possui obras em numerosas coleções particulares no Brasil e no exterior. Na trajetória docente, Liah foi, por muitos anos, professor da Escola de Artes Visuais (EAV), ligada à Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult-GO), tendo sido também diretor da instituição.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10