Empresa criada por estudantes da Escola do Futuro Luiz Rassi foi selecionada para final da premiação do Findinexa Brasil Publicado em: 15 de outubro de 2024
Um professor e um aluno representaram a miniempresa Uai Essências, criada por 16 estudantes, que foi uma das dez selecionadas para a final do Prêmio Miniempresa Brasil 2024, do Findinexa Brasil, um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina, que ocorreu em Luís Correia, no Piauí
O estudante Fernando Lima e o professor Igor Matheus Santos Batista, da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, de Aparecida de Goiânia, representaram a Uai Essências no Findinexa Brasil 2024, o maior evento imersivo de empreendedorismo jovem do País. O evento, organizado pela Júnior Achievement Piauí, Júnior Achievement Brasil e Nexabr, ocorreu em Luís Correia, Piauí, no início do mês de outubro, reunindo jovens de todo o país e da América Latina.
A Uai Essências, criada por um grupo de 16 estudantes, foi idealizada por meio do projeto Miniempresa, mantido e desenvolvido, gratuitamente, pela Junior Achievement Goiás, quando receberam uma premiação. Desta vez, o prêmio não veio, mas o fato de ter ficado entre as dez maiores ideias de empreendedorismo jovem já é uma grande vitória. Na competição deste ano, 10 equipes dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí e Santa Catarina disputaram o título de melhor miniempresa de 2024.
A Uai Essências é uma miniempresa focada na produção de velas perfumadas e repelentes, uma peça decorativa e interessante sugestão de presente. Durante poucas semanas, a equipe formatou a estrutura da empresa, definiu diretoria, o produto, criou logomarca, embalagem, criou conta no Instagram e colocou a mão na massa, ou melhor, no derretimento da parafina para a confecção das velas, seguindo a proposta do projeto, a de criar uma miniempresa do zero. O projeto foi concluído no mês de junho deste ano, quando a Uai Essências participou de uma feira realizada em um shopping de Goiânia e comercializou as velas em caixas personalizadas.
Durante o Findinexa, foram realizadas diversas atividades, que incluíram conferências, simuladores de empresas virtuais e desafios de inovação, com o objetivo de promover a criatividade, a capacidade de tomada de decisões e o espírito empreendedor. O Findinexa se propõe a transformar jovens entre 14 e 25 anos em protagonistas de suas próprias histórias, capacitando-os a assumir riscos e entender o funcionamento do mercado.
No Piauí, Fernando Lima também apresentou suas ideias de negócios e produtos em uma feira especial aberta ao público. Embora os itens não tenham sido comercializados durante o evento, o formato serviu para fomentar a troca de experiências e divulgar as criações dos jovens empreendedores.