fbpx
Escolas do Futuro de Goiás promovem ações para incentivar a leitura

Escolas do Futuro de Goiás promovem ações para incentivar a leitura

Sarau literário, palestras, painéis, noite de autógrafo, sorteios de livros e entrega de estação móvel de leitura estão entre as ações promovidas pelas unidades em diversos pontos do estado

As Escolas do Futuro de Goiás (EFG) promovem ações para incentivar a leitura neste mês de abril, em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca, celebrado no dia 9. Entre as ações estão sorteio de livros, roda de conversa com escritores com noite de autógrafos e entrega de estação móvel de leitura, além da abertura das bibliotecas das cinco unidades de ensino profissionalizantes em tecnologia à população durante todos os dias.

A data celebra aquela que é um dos primeiros acervos e fontes de conhecimento histórico, literário, acadêmico e científico da humanidade. As Escolas do Futuro emArtes Basileu França e José Luiz Bittencourt, de Goiânia, propuseram uma ação interativa com a internet: o usuário deve ir à biblioteca das unidades, fazer uma selfie e marcar o perfil da biblioteca no Instagram com um filtro personalizado para isso. Dessa forma, ele irá participar do sorteio de livros.
A ação será realizada durante todo o mês de abril. Na última terça-feira (9), foi montada, na biblioteca, junto com todos os estudantes, um mural com todos os trabalhos impressos desenvolvidos pelos alunos.

A Escola do Futuro Paulo Renato de Souza, de Mineiros, por sua vez, promoveu um Sarau Literário com os alunos do Curso Técnico de Comunicação Oral e Escrita, com uma Roda de Conversa com a escritora e professora Drielly Neres Lúcio, com direito a autógrafos no livro A Corda, o balão. Todos os participantes receberam uma lembrança elaborada pela equipe da Biblioteca e Coordenação Pedagógica.

Já a Escola do Futuro Sarah Luiza Kubitschek de Oliveira, de Santo Antônio do Descoberto, realiza a entrega de uma estação móvel para leitura dinâmica, com uma estante, uma mesa e bancos confeccionados com carretéis de madeira.

Coordenadora de Bibliotecas do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett/UFG), Larissa Cavalcanti diz que a Rede de Bibliotecas é pensada para integrar a escola não só com acervo, mas como aporte pedagógico e ambiente aconchegante para acesso à informação confiável. “O intuito é reafirmar a importância da biblioteca no ambiente escolar para o fortalecimento do ensino-aprendizagem”, informa.

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades da rede estadual de ensino profissionalizante do governo de Goiás ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett/UFG).

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10