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Programa Levemente: Desenvolvimento Socioemocional e Prevenção de Violências nas Escolas do Futuro de Goiás

Programa Levemente: Desenvolvimento Socioemocional e Prevenção de Violências nas Escolas do Futuro de Goiás

Inicialmente, o programa será implantado nas unidades Luiz Rassi e Sarah Kubitschek para atuação com as turmas de 2024

 

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), o Projeto Levemente vem com a missão de preparar tanto os professores quanto os estudantes das Escolas do Futuro para o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Prevenção de Violências nas instituições de ensino. O programa, que é desenvolvido numa parceria entre o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Universidade de Harvard, será implantado nas unidades Luiz Rassi e Sarah Kubitscheck da Escola do Futuro de Goiás. A metodologia do programa, criada pela professora Doris Sommer, de Harvard, é denominada Pre-Texts (usada para estimular o pensamento crítico) e utiliza arte e literatura para aportar a possibilidade de fortalecimento sócio-emocional, contenção de impulsos e transformação dos processos de violência e agressividade em processos criativos.

A estrutura do Levemente, que já alcançou sucesso em escolas públicas de Boston, Massachusetts (EUA), visa tratar os sintomas gerados pela violência e também fornecer às escolas ferramentas para preveni-la. Para Doris Sommer, “o programa não apenas desenvolve habilidades como a análise crítica e a criatividade textual nos estudantes, mas também os orienta a compreender e respeitar a diversidade”. O projeto surge como um caminho promissor, capaz de gerar resultados impressionantes nas escolas.

O programa, segundo o secretário da Secti José Frederico Lyra Netto, “será um aliado à prevenção contra a violência nas escolas, pois a metodologia utilizada no programa recebeu comprovação científica em outros países, e une elementos da educação e de psicologia específicos da terapia cognitivo comportamental, e que, no final das contas, reduz comportamentos extremos de alunos”. O professor Moisés Cunha, Diretor Geral do CETT-UFG, ressalta que “é importante preparar os alunos para exercerem seu papel na coletividade, de maneira empática e solidária, e integrar educação e saúde para proporcionar melhoria na qualidade de vida dos estudantes”.

Além das oficinas com a professora Doris Sommer, serão desenvolvidas outras oficinas com bolsistas de Psicologia. Para a professora Marilucia Lago, Coordenadora do Programa Levemente nas Escolas do Futuro, “problemas como bullying, suicídio, violência, uso de drogas e adoecimento mental de crianças, adolescentes, jovens e adultos apontaram para a necessidade de se pensar o desenvolvimento integral da pessoa como sendo, também, função da escola para aquisição de competências e habilidades”.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10