fbpx
Estudante de canto da EFG Basileu França irá cursar mestrado nos EUA

Estudante de canto da EFG Basileu França irá cursar mestrado nos EUA

Joicy Carvalho faz parte do Coro Sinfônico Jovem de Goiás da EFG Basileu França desde 2015 e concluiu o curso de música da EMAC/UFG 

A estudante de canto da EFG Basileu França Joicy Carvalho acaba de ser contemplada com uma bolsa para cursar mestrado na Bowling Green State University, em Ohio, nos Estados Unidos. “O processo seletivo conta com uma audição, prova de proficiência em inglês e outras documentações, como cartas de recomendação. Na audição, é preciso cantar seis peças, incluindo árias de ópera e canções, em no mínimo quatro línguas diferentes”, detalha a cantora. “De acordo com a pontuação da audição e da nota em proficiência em inglês, os alunos com melhores notas são selecionados para receberem bolsa. Eu recebi uma bolsa que cobre toda minha matrícula, além de alimentação e aluguel”, acrescenta, dizendo que, apesar da bolsa, está fazendo uma vaquinha no Instagram, porque algumas taxas extras da universidade, como plano de saúde, a bolsa não cobre.

A dedicação da jovem cantora aos estudos musicais começou há 10 anos quando ingressou no curso técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal de Goiás. Em 2015, passou a integrar o Coro sinfônico Jovem de Goiás da Escola Basileu França. Em 2017, começou o curso da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG e, em 2018, tornou-se membro do Coro Sinfônico de Goiânia. 

“Esse ano faz 8 anos que eu estou no Coro Sinfônico Jovem de Goiás, como é um coro profissionalizante, eu aprendi muito sobre o universo da música coral e sinfônica. Nós fizemos inúmeros concertos de repertórios variados, tanto música sacra, sinfônica, quanto música popular brasileira, até musicais. Em 2018, fizemos uma turnê pela Europa com o repertório coral de música brasileira”, conta Joicy. 

Tendo finalizado o curso superior na EMAC no ano passado, inscreveu-se logo em seguida para o processo seletivo do mestrado nos Estados Unidos, que foi todo on-line. Ela conta que, além da universidade em Ohio, inscreveu-se também para a Georgia State University, tendo sido aprovada em ambas. “Os planos para esse novo momento é continuar aprimorando meu repertório operístico, além de participar de projetos de música de câmara. A escola de música tem uma potência e um grande incentivo no repertório de canção, então acredito que poderei aprimorar nesse repertório também”, conclui. 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10