fbpx
Alunos da Escola do Futuro desenvolvem aplicativo de mobilidade em Santo Antônio do Descoberto

Alunos da Escola do Futuro desenvolvem aplicativo de mobilidade em Santo Antônio do Descoberto

TilaryApp preza pelo baixo custo em corridas por carro e moto, além de serviço de entregas na cidade

Já imaginou uma equipe de quatro jovens entre 15 e 17 anos de escola pública se reunindo para criar um serviço de mobilidade urbana para uma cidade interiorana? Foi o que aconteceu com uma proposta de alunos da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, distante cerca de 200 Km de Goiânia, na região do Entorno do Distrito Federal.

O Tilary App é resultado de um trabalho inovador, tecnológico e prático para atender ao município que, segundo dados do IBGE/2021, tem cerca de 77 mil habitantes e, que até então, não contava com um serviço de mobilidade urbana. A ideia do aplicativo é conseguir mobilizar não apenas carros, mas oferecer passagens de mototáxi e serviço de entregas aos moradores da região com valores mais acessíveis, complementando a rede de mobilidade. 

O grupo de jovens identificou a demanda no ano passado, a partir do mapeamento da cidade de forma estratégica. Então, pensaram na ferramenta tecnológica que pudesse resolver, de maneira lógica, a carência de deslocamento urbano na região, que tem dificuldade de ser atendida por aplicativos convencionais e sofre com a carência da oferta de transporte coletivo.

De acordo com a aluna Gabriela França, uma das idealizadoras do aplicativo, a proposta nasceu após a identificação da falta de acesso e funcionalidade de outros aplicativos que favorecessem e auxiliassem os moradores do município. “Queríamos entregar uma solução aos usuários e cidadãos, melhorando a locomoção diária e, ainda, abrir oportunidades de trabalho a autônomos.”  

Segundo Gabriela, o projeto foi elaborado em linguagens inovadoras, como a Python, para sustentar a inteligência artificial. Ela diz que a experiência foi enriquecedora e gratificante, tanto que o Tilary  “já lançado nas lojas de aplicativos oficiais, está em fase de validação.”

Gabriela França

História e carreira

Estudante da unidade EFG Sarah Luísa Kubitschek, Gabriela faz história na escola. Ela ingressou em 2022 no curso de Tecnologia e Inovação para Startups e, desde então, concluiu mais quatro cursos: E-Commerce, Python Básico, Gestão de Projetos e Técnico em Desenvolvimento Web Mobile. Para tanto resultado em curto tempo, a jovem optou por estudar em todas as modalidades oferecidas pelas Escolas do Futuro. “Estudei presencialmente, online e a distância e em todas obtive bons resultados”, comenta, ao acrescentar que o curso em Desenvolvimento Web Mobile tem agregado muito na sua graduação em Engenharia de Software.

Devido à grande utilidade da ferramenta, Gabriela França prosseguiu com a visão de uma startup. Para o nascimento do Tilary, a estudante uniu a bagagem de conhecimentos e leque aberto pela escola. “Estava saindo da fase de ideação da minha startup. Conceitos, mercado, gestão, apresentação do negócio, criação do Pitch, tudo aprendi nos cursos e tirei do papel a proposta.”

Dividindo o tempo entre o emprego formal e o empreendedorismo, a jovem deseja prosseguir trilhando no mercado de tecnologia. Atualmente, é bolsista no Grupo de Pesquisa e Inovação (GPI), da Escola do Futuro. “Tem sido uma experiência enriquecedora, por ser meu primeiro contato com a pesquisa”, diz ao demonstrar satisfação com os estudos, palestras e workshops que conduz junto à comunidade e alunos em Santo Antônio do Descoberto.

Para Gabriela, o ganho de autonomia na área escolhida para sua carreira fará a diferença, e a aprendizagem na escola trará bons frutos, pois, “além da estrutura impecável da instituição, os laboratórios são tecnológicos, robustos e sem dúvida algo novo e excelente para a cidade.” 

Nas palavras da estudante, ter entrado para a escola foi um marco para acessar oportunidades, pois considera o contato com professores e amigos importante para uma formação sólida, tanto técnica quanto teórica e prática.

 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10