fbpx
Treze bailarinos da EFG Basileu França participam do maior festival de dança do mundo
Foto: Cinthia Oliveira

Treze bailarinos da EFG Basileu França participam do maior festival de dança do mundo

Festival de dança Youth America Grand Prix (YAGP) recebe do dia 3 ao dia 9 de abril bailarinos de todas as nacionalidades para concorrerem a bolsas de estudos. Nos últimos 17 anos, o Basileu França teve 35 alunos premiados, sendo quatro no ano passado

O Estado de Goiás será representado por treze bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França no festival de dança Youth America Grand Prix (YAGP). Com sede em Nova York, nos Estados Unidos, esta é a maior competição internacional de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo. Esse ano, o festival acontece na cidade de Tampa, na Flórida, também em território estadunidense.

Ana Luisa Negrão, André Marra, Alice Moreira, Naylson Guimarães, Iolanda Caillaux, Yasmin Sabag, Yasmin Arafe, Abril Marcucci, Antônia Manrique, Manoel Domingos, Marcus Rufino, Luisa Pimenta e João Pedro Silva são os bailarinos selecionados para as finais do YAGP. Os alunos viajaram juntos para os EUA nesta sexta-feira (31/03).

Após desembarcarem, os competidores têm aulas, ensaios de palco, audições para bolsas e ensaios extras. O diferencial desse festival de dança é que o resultado só é revelado no último dia. “Você não precisa ganhar o festival para disputar uma bolsa, durante o período dele há aulas e audições o tempo todo”, explica a coordenadora de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta.

Entre os bailarinos goianos, a categoria sênior, acima de 15 anos, é a com maior número de alunos. “Estão bem preparados para representar a escola, o Estado e o Brasil, mas, principalmente, para fazerem o melhor de cada um. E é isso que importa. Ganhar é consequência”, argumenta Malta.

Histórico

O ano de 2005 foi quando o Basileu França iniciou a sua participação no YAGP. Desde esse período, só não esteve presente em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Nos últimos 17 anos, Goiás teve finalistas com premiações, bolsas, contratos em importantes escolas e em companhias de dança do exterior. No total, 35 alunos ganharam bolsas ou contratos.

A EFG em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, a escola passou a ser gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10