Segundo episódio do documentário Tech Masters foi gravado no final de semana em Goiânia Publicado em: 19 de fevereiro de 2025

A gravação agitou a manhã, desse sábado, na EFG Bittencourt. Vários profissionais participaram da filmagem que vai mostrar o dia a dia dos estudantes do programa Inova+
No último sábado (15/02), a Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, na região noroeste de Goiânia, foi palco do segundo dia de gravação do documentário “Tech Masters – O Desafio da Inovação”. Nele, os estudantes do Laboratório Inove Lab são desafiados a desenvolver projetos na área de Tecnologia. A equipe de filmagens, formada por colaboradores do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), juntamente com profissionais do audiovisual goiano, acompanhou o segundo dia de estudos da turma na unidade escolar. As gravações vão ocorrer ao longo do primeiro semestre deste ano, e o documentário poderá ser conferido em breve nas redes da Escola do Futuro.
Nas primeiras horas da manhã, a equipe estava animada ao montar os equipamentos de filmagem na sala de aula e no laboratório, que fica nas instalações da Escola do Futuro. Câmeras de filmagem e microfones tomaram o espaço para aguardar a chegada dos estudantes para aquela manhã, como descreve o idealizador do projeto, Israel Braga, que é Coordenador de Produção de Conteúdo Digital Educacional e de Inovação do CETT, “recebemos os alunos e as alunas para uma manhã atípica para eles. No início, ficaram bem quietinhos e tímidos por conta das lentes e luzes, mas acabaram se esquecendo que estavam sendo filmados e o resultado ficou maravilhoso. Toda esquipe está muito empolgada com o processo”, diz ele.
Várias cenas e tomadas foram gravadas durante as duas horas de aula, muitas delas produzidas pela estudante de Publicidade, Gabriela Santos, que avalia positivamente a experiência. “A gravação está especial porque os estudantes estão bastante engajados na elaboração e execução dos projetos individuais, o que faz com que eles brilhem ainda mais nas cenas que estamos fazendo. É uma oportunidade ímpar ao trabalhar, poder, ao mesmo tempo, aprender com todos. Está sendo uma troca incrível, e estou muito ansiosa para assistir o documentário finalizado”, declara Gabriela.
O documentário Tech Masters - O Desafio da Inovação vai acompanhar a jornada de uma competição tecnológica, cheia de desafios e muito aprendizado, dos estudantes dos laboratórios Inove Lab, da EFG Luiz Bittencourt, em Goiânia. A série será dividida em 5 episódios e mostrará as etapas de desenvolvimento dos projetos em Tecnologia, pensados pelos estudantes durante as aulas de modelagem 3D, eletrônica, programação e outras com foco na inovação.
Além de revelar talentos, o projeto audiovisual busca estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a busca por soluções inovadoras para desafios reais. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade Federal de Goiás, em parceria com o Governo de Goiás, de formar profissionais preparados para o mercado de tecnologia, conectando conhecimento e prática de forma envolvente.
Programação do dia
Durante a manhã, os alunos e as alunas participaram de uma aula sobre Medidas e Escalas, na qual aprenderam mais sobre o Sistema Internacional de Unidades de Medida, conceitos de escala e ferramentas de mensuração. O conteúdo é fundamental para que os estudantes comecem a compreender os sistemas de dimensão e como aplicar esse conhecimento no desenvolvimento dos projetos pensados por eles, como explica o professor Lucas Oliveira, da EFG Bittencourt.
“Na oficina de hoje, nosso grupo deu o primeiro passo para o início dos projetos trazidos por eles no nosso primeiro encontro, há quinze dias. Fizemos uma revisão de conteúdo sobre unidades de medida, a história do uso delas e o manuseio de instrumentos de medição. Após a parte teórica, fomos para as mesas de trabalho, onde eles puderam já colocar em prática o que acabaram de aprender”, conclui Lucas Oliveira. Ainda de acordo com o professor, os participantes ficaram empolgados com o dia e já começaram a visualizar seus projetos.
Para a aluna, Isabella Machado, de 28 anos, o dia foi de muito aprendizado e ela avalia que proposta do curso está sendo enriquecedora. “A possibilidade de conhecer mais sobre tecnologia e aplicar as ferramentas desse campo no meu negócio, foi decisivo para que eu me inscrevesse. Minha expectativa é que eu possa desenvolver moldes para baratear o custo de produção das peças de artesanato que faço. Ao otimizar a linha de produção, conseguirei melhorar meus ganhos e incrementar a minha renda”, comenta a estudante.