Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás abre temporada 2023Publicado em: 22 de abril de 2024

Concerto terá a participação de dois convidados especiais. No piano, a solista mirim Stella Pelosini, de apenas 13 anos. A regência ficará a cargo do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), um projeto da Escola do Futuro em Artes Basileu França, realiza o primeiro concerto de 2023 nesta quinta-feira (16/02), às 20h, no Teatro Escola Basileu França. O concerto terá a participação de dois convidados especiais. No piano, a solista mirim Stella Pelosini, de apenas 13 anos. A regência ficará a cargo do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero. A entrada é franca.
O repertório será diversificado e interessante para o público e para a OSJG, em que Mozart vai ter um papel principal. A abertura será com o concerto para piano nº 23 de Mozart. Na sequência, uma seleção de suítes e aberturas de várias óperas, dentre elas Nabucco (Verdi), Carmen (Bizet), Bodas de Fígaro (Mozart) e Cavaleria Rusticana (Mascagni).
“A ideia da escolha desse repertório é achar algo que seja muito interessante da orquestra tocar e, ao mesmo tempo, pedagógico em relação à liberdade rítmica e de fraseado que a ópera permite fazer. Então, acho que vai ser um programa muito bacana para o público escutar porque são melodias lindíssimas e muito conhecidas”, explica o maestro Alessandro Borgomanero.
Segundo Alessandro, a grande estrela da noite será a jovem pianista Stella Pelosini. “Ela tem apenas 13 anos de idade e vai nos presentear com a abertura desse concerto. É sempre muito bom ver crianças altamente talentosas e se dedicando à música clássica”, completa.
Temporada 2023
“Para esse ano, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás terá concertos bem diversificados. Além das nossas ações em hospitais, escolas e no interior do Estado, teremos os concertos oficiais. Portanto, iremos fazer balés, concurso de jovens solistas e até musical”, explica o coordenador dos Grupos Sinfônicos da EFG em Artes Basileu França, Eliel Ferreira.
Fundada em 2001, a OSJG tem se sustentado como um dos principais espaços para formação de jovens músicos do centro-oeste brasileiro. O objetivo principal é a formação de jovens músicos para atuarem profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior, além da formação de plateia através da democratização do acesso à música orquestral.
Serviço
Assunto: Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás abre temporada 2023
Quando: quinta-feira (16/02), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Notícias
Leia outras Publicações!
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais
O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social
A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás
No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...