Encontro Docente reúne educadores das EFGs para três dias de formação, arte e inovação

Publicado em: 05 de agosto de 2025

Evento das Escolas do Futuro do Estado de Goiás destaca práticas pedagógicas, tecnologia e sustentabilidade com participação de autoridades, professores e apresentações culturais 

 

O Encontro Docente em Inovação, Tecnologia e Artes das Escolas do Futuro do Estado de Goiás reuniu, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2025, educadores, pesquisadores e autoridades para três dias de formação, trocas de experiências e fortalecimento das práticas pedagógicas. O evento teve início com uma solenidade marcante no Teatro Basileu França, em Goiânia, onde a excelência da equipe do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) foi reconhecida pelo público presente. 

A diretora de Ensino do CETT/UFG, profª Daiana Pimenta, abriu a noite agradecendo a presença dos docentes e destacando o trabalho coletivo por trás do evento. “É uma grande honra ver este teatro repleto de professores comprometidos com a transformação da educação. A equipe do CETT/UFG trabalhou com dedicação antes, durante e já está trabalhando no pós-evento, e isso faz toda a diferença”, disse. A cerimônia contou com a presença de autoridades da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) e da Fundação de Apoio e Pesquisa da UFG (FUNAPE), além de apresentações culturais do pianista Tito Lopes e do grupo musical composto por docentes da EFG Basileu França, trazendo poesia e arte à noite de abertura. 

A diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT/UFG, profª Alethéia Ferreira da Cruz, ressaltou a relevância da iniciativa para a formação contínua dos profissionais da rede. “Este evento reforça o nosso compromisso com a educação pública de qualidade. São momentos como este que renovam o propósito e ampliam a visão docente sobre o seu papel social e transformador.” Já a diretora de Artes e Culturas do CETT/UFG, profª Flávia Cruvinel, destacou a importância do encontro para os educadores da área artística: “É fundamental que os professores de artes tenham espaço para refletir, criar e dialogar. A arte é central no processo educativo e este evento valoriza isso com profundidade.” 

Representando a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), a profª Sandramara Matias Chaves destacou a importância de instituições públicas organizarem eventos como este. “Oferecer esse espaço de formação e diálogo para os professores é essencial. Eles são multiplicadores e levarão esse aprendizado diretamente para suas salas de aula, impactando centenas de estudantes”. A gerente de Educação Profissional e Tecnológica, da Secretaria, Mychelly Ferreira Carlos Simões, reforçou o compromisso da pasta com o desenvolvimento educacional. “A Secti se orgulha de participar de ações como essa, que reforçam a rede de inovação e formação contínua dos nossos profissionais.” 

O subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio da Silva, também exaltou os resultados já alcançados pelas Escolas do Futuro em parceria com o CETT/UFG e a FUNAPE. “Antes mesmo de vir pra cá, no período da tarde, estava vendo as metas de 2025, e vendo que o CETT e a FUNAPE conseguiram implementar até o momento a meta de 24 horas de formação, per capita, por professor. Gente, isso é muito bacana, muito importante... Isso foi criado com muito carinho, muita dedicação por todas elas, pra que todos vocês possam estar aqui.” Durante a cerimônia, foram apresentados dois programas inovadores: o “Levemente”, em parceria com a Universidade de Harvard, focado em habilidades socioemocionais e prevenção da violência escolar; e o “Oásis – Escolas do Futuro Verdes”, que visa tornar os ambientes escolares mais sustentáveis, inteligentes e resilientes às mudanças climáticas. 

Ao longo dos dias 1º e 2 de agosto, a programação foi dividida entre os eixos de tecnologia, inovação e artes, com formações realizadas na Escola do Futuro Luiz Bittencourt, em Goiânia, e na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC/UFG). Houve oficinas temáticas para docentes das áreas de Música, Teatro e Artes Visuais, com especialistas convidados e professores da rede; dinâmicas, rodas de conversa e grupos de trabalho voltados para o planejamento pedagógico e a prática docente, além da exibição e análise do documentário “Nunca me Sonharam”. Para o professor Adalto Alexandre, da EFG Raul Brandão de Castro, em Mineiros, “foi muito bom, teve uma troca legal com pessoas que vivem realidades semelhantes... Foi um choque de realidade necessário.” Já o supervisor EAD da mesma unidade, Paulo Ricardo Silva Oliveira, resumiu: “Está sendo um encontro de ideias diferentes... Enriquecedor, está tendo muita aprendizagem.” O Encontro Docente se consolidou como uma ação transformadora para toda a rede, reafirmando a força das Escolas do Futuro e o compromisso com uma educação pública de excelência. 

Notícias

Leia outras Publicações!
25 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais

O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social

A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás

No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...

MAIS INFORMAÇÕES →

X
WhatsApp
FALE COM A GENTE