Aluno do Coletivo de Artes da EFG Basileu França vence desafio nacional de moda Publicado em: 14 de fevereiro de 2025
O talento do estilista Lucas Caslú, aluno do Coletivo de Artes – Núcleo de Altas Habilidades em Artes Visuais da Escola do Futuro em Artes Basileu França, conquistou reconhecimento nacional ao vencer o 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. Representando o Centro-Oeste e concorrendo pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), ele garantiu o primeiro lugar na competição, realizada em dezembro de 2024, em São Paulo. A vitória rendeu ao jovem designer um prêmio de R$30 mil reais e uma vaga como estreante no line-up oficial do maior evento de moda autoral do Brasil.
A coleção “Experiências”, que lhe garantiu o título, foi influenciada diretamente por sua vivência na EFG Basileu França, onde estuda há dois anos. A participação em exposições artísticas no Coletivo de Artes foi determinante para sua abordagem criativa no desafio. “Olha, a exposição ‘Vou te contar um causo’ foi fundamental na criação das minhas peças, porque eu já tinha essa coleção desenhada, mas o fato de ter trabalhado com escultura gigante de dois metros e meio me fez repensar vários processos que eu tinha com relação à confecção de roupa… Então quando eu penso em fazer uma coleção hoje em dia, eu só penso em fazer coisas gigantes, coisas monumentais, igual o que a gente conseguiu apresentar na exposição”, conta Lucas.
Sua jornada até a conquista do prêmio foi marcada por persistência e dedicação. Após duas tentativas sem sucesso, ele não desistiu e, na terceira, conseguiu não apenas ser selecionado, mas vencer a competição. “Para mim, nunca foi um problema perder; nunca me senti mal por isso. Acho que só o fato de estar tentando já é uma conquista e tanto para me sentir realizado”, afirma. Agora, como uma das grandes revelações da moda nacional, Lucas leva consigo a influência e os aprendizados adquiridos na EFG Basileu França, consolidando sua identidade criativa e seu espaço no cenário da moda autoral.