fbpx

Aluno da Escola do Futuro Basileu França é um dos vencedores do Ideathon

A equipe do jovem Mateus Muniz conquistou a 1ª colocação na maratona de ideias voltada a estudantes 

Dois dias de aprendizado intenso, criatividade, desafios e trabalho em equipe. O Ideathon Go Hub, movimentou grupos de estudantes, entre 16 e 25 anos, do ensino médio e técnico, nos dias 19 e 20 de abril, em Goiânia. O objetivo era gerar ideias inovadoras e estimular a geração de soluções aos desafios propostos, de acordo com o tema “Inovação para o Meio Ambiente”.

E um dos destaques da competição foi a equipe de Mateus da Costa Muniz, aluno da Escola do Futuro em Artes Basileu França. Ele integrou a equipe Eco Cerrado, juntamente com outros três estudantes (Davy Lopes, Erick Mark Pereira dos Reis Filho e Thamires Passos), e conquistaram o 1º lugar no evento. O jovem revelou sua motivação em participar do evento e sua expectativa para o futuro, de desafiar a si próprio, ao juntar-se com pessoas novas e desconhecidas: “Não nos conhecíamos, mas, juntos, aprendemos e aplicamos conhecimentos que somarão pontos para nossas vidas como estudantes e profissionais”, comenta.

O evento reuniu cerca de 40 estudantes em uma maratona de atividades que proporcionaram um aprendizado competitivo e diferenciado aos participantes, levando-os a pensar com profundidade acerca de problemas diários, despertando-os para o espírito empreendedor, além de trabalhar a capacidade criativa e colocá-la em prática.

“Foi a partir dos conhecimentos apreendidos no curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, que a equipe Eco Cerrado, durante a dinâmica, conseguiu estruturar um projeto, desde a elaboração do tema até a resolução do problema dado naquele momento”, afirma Matheus Muniz.

De acordo com o estudante, o desafio era vender uma ideia a uma empresa: “E conseguimos, pois, juntando os conhecimentos de cada membro da equipe, estruturamos um projeto de negócio do começo ao fim”. Toda a provocação vivida no Ideathon Go Hub, ainda levará a equipe de Mateus Muniz para um evento em junho.

“A vitória do Mateus nessa competição mostra o que o ele aprendeu no curso, especialmente na parte de projetos”, ressalta a coordenadora do curso superior em Produção Cênica do Basileu França, Iolene Lobato. Ela detalha que os professores ministram com clareza tudo acerca de um projeto cultural, como contrapartidas, importância da acessibilidade. “Isso para nós é muito importante e ratifica o desenvolvimento dos alunos na proposição de soluções a questões sociais”.

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti),  Sukatech, Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG), Sebrae e IEL/GO, o Ideathon é voltado a alunos do ensino médio e superior, e proporciona acesso a um ambiente de inovação desde cedo, evidenciando a educação empreendedora.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10