fbpx

Pesquisa em Realidade Virtual Imersiva Aplicada à Educação da Escola do Futuro de Goiás recebe reconhecimento Internacional

Ele teve seu artigo selecionado para apresentação na prestigiada Conferência Internacional de Londres, que está em sua 11ª edição e tem entre seus objetivos convidar participantes para apresentar novas pesquisas

 

O Professor Ivan Martins, coordenador do Grupo de Pesquisa e Inovação em Realidade Virtual Imersiva Aplicada à Educação na Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro, em Mineiros, alcançou um marco significativo em sua carreira acadêmica, que é também representativo para o ensino goiano: teve seu artigo selecionado para apresentação na prestigiada Conferência Internacional de Londres, que está em sua 11ª edição e tem entre seus objetivos convidar participantes para apresentar novas pesquisas, disseminar ideias, trocar informações e discutir questões atuais. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro, e proporcionou para acadêmicos, profissionais e interessados um espaço para compartilharem conhecimentos e experiências em diversas áreas.

O artigo propõe o desenvolvimento de um protótipo do “Google Cardboard”, uma experiência de realidade virtual acessível que se inicia com um simples visor, montável ou adquirível por qualquer pessoa. A abordagem adotada para a fabricação é a manufatura aditiva. Os resultados da pesquisa, apresentados no artigo, destacam várias contribuições significativas, entre as quais se destaca o acesso à Realidade Virtual Imersiva por meio de dispositivos de baixo custo.

Uma perspectiva adicional abordada no artigo é a possibilidade de impacto social e o fomento ao desenvolvimento tecnológico sustentável. Isso é explorado ao considerar a produção desses dispositivos a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET, utilizadas na criação de filamentos de impressão 3D.

"Quando conseguimos fazer uma publicação internacional, significa que outros pesquisadores com diferentes origens e diferentes tipos de problemas sociais e educacionais estão validando a pesquisa que está sendo feita aqui. Um outro aspecto interessante desse tipo de evento é a possibilidade de aumentar nossa rede de pesquisadores. Exemplo disso é que logo após o evento já foi possível começar um contato com um pesquisador da Indonésia.", comentou com entusiasmo o professor Ivan Martins.

No que diz respeito aos desafios enfrentados, ele destacou o constante desafio temporal, particularmente na área de tecnologia, na qual a relevância do desenvolvimento deve ser mantida ao longo do tempo. O diferencial das pesquisas desenvolvidas dentro das Escolas do Futuro de Goiás é a aplicação prática, com produtos sendo elaborados e entregues diretamente à sociedade através dos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI).

 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10