fbpx
Mercado das Indústrias Criativas do Brasil vai contar com três representantes das Escolas do Futuro de Goiás
Professora da Escola de Circo Basileu França, Lua Barreto: “Vou fazer contatos, como compradora, para o Festival Internacional de Circo do Basileu e para o Festival de Palhaçaria Preta”

Mercado das Indústrias Criativas do Brasil vai contar com três representantes das Escolas do Futuro de Goiás

O evento será realizado de 8 a 12 de novembro, em Belém (PA), e tem como objetivo impulsionar a circulação de bens culturais

Entre os dias 8 e 12 de novembro, empreendedores brasileiros e estrangeiros de 15 setores artísticos vão se reunir em Belém, no Pará, para fazer negócios durante o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR-2023), e três goianos estarão lá para representar o Estado. Dois são profissionais da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, o vice-diretor da instituição, Juliano Silvestre, que vai representar o segmento da dança, e a professora Lua Barreto, que vai representar as artes circenses; e o terceiro é professor da EFG José Luiz Bittencourt, Lucas Andrade, que vai representar o setor de áreas técnicas.

Eles foram contemplados no edital de chamamento do Ministério da Cultura, com todas as despesas pagas pelo governo federal, para participarem do evento. “A participação no MICBR proporcionará a ampliação de negócios criativos, inserindo mais alunos no mercado profissional das artes e da cultura brasileira, vindo ao encontro das políticas públicas estabelecidas pelo governo de Goiás e executadas pela UFG, por meio do CETT”, destaca Juliano Silvestre.

Silvestre

Professor da EFG José Luiz Bittencourt, Lucas Andrade: "Fui selecionado também por causa dos projetos que desenvolvo na Proyatê, por isso, levarei propostas culturais dela para as rodadas de negociação” 

Silvestre é administrador e mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO e especialista em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiros e em Docência no Ensino Superior pelo Senac/SP, estudioso do mercado de trabalho e desenvolvimento regional, principalmente de pequenos territórios. Atualmente, elabora projetos culturais e sociais tanto em editais públicos como privados e atua, também, como gestor de finanças pessoais e empreendedorismo.

Lua Barreto2

Professora da Escola de Circo Basileu França, Lua Barreto: “Vou fazer contatos, como compradora, para o Festival Internacional de Circo do Basileu e para o Festival de Palhaçaria Preta” 

Lua Barreto é doutora pela Faculdade de Educação Física da Unicamp e, além de professora da Escola de Circo Basileu França, dirige a Companhia Corpo na Contramão desde 2001. Formada pela Escola Nacional de Circo, ela é também mestre em Performances Culturais pela UFG, e Pós-Graduada em Docência Universitária pela PUC-Goiás. Foi professora de pós-Graduação e de Graduação na Faculdade de Medicina. Lecionou técnicas circenses no Circo Martim Cererê e no Circo Laheto, ambas escolas de Goiânia, e em vários escolas e projetos sociais sediados no Rio de Janeiro. Para o MICBR ela está com a agenda definida. “Vou levando os trabalhos da Cia Corpo na Contramão e também vou fazer contatos, como compradora, para o Festival Internacional de Circo do Basileu e para o Festival de Palhaçaria Preta”, informa.

Lucas Andrade

Vice-diretor da EFG Basileu França, Juliano Silvestre: “A participação no MICBR proporcionará a ampliação de negócios criativos” 

Lucas Andrade, além de professor de Gestão e Negócios da EFG Bittencourt, onde é coordenador do Grupo de Pesquisa e Inovação - Laboratório de Economia Criativa (GPI-LabEC), é também Gestor Cultural da empresa Proyatê. Ele foi selecionado como vendedor de Áreas Técnicas, que são os empreendedores que atuam com instalação e manutenção de recursos de caráter técnico, destinados à produção, especialização, aperfeiçoamento, acessibilidade, difusão e/ou comercialização de atividades, bens e serviços culturais. "Fui selecionado também por causa dos projetos que desenvolvo na Proyatê, por isso, levarei propostas culturais dela para as rodadas de negociação”, comenta.

O MICBR é um megaevento de negócios, que reúne empresas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. A iniciativa é uma ação conjunta do Ministério da Cultura e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e parcerias institucionais, como a que foi feita com a Prefeitura de Belém. Estarão presentes os segmentos de circo, dança, teatro, audiovisual, jogos eletrônicos, editorial, música, hip-hop, design, moda, artesanato, museus e patrimônio, áreas técnicas, artes visuais e gastronomia.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10