fbpx
Após lançamento em Goiás, Programa Levemente é apresentado no Palácio do Planalto

Após lançamento em Goiás, Programa Levemente é apresentado no Palácio do Planalto

O Diretor-Geral do CETT-UFG, Moisés Cunha, e a professora da Universidade de Harvard, Doris Sommer participaram da solenidade

Na última quarta-feira (23), aconteceu a apresentação do Programa Levemente, no Palácio do Planalto. Na ocasião, estiveram presentes o Diretor Geral do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), professor Moisés Cunha, o Diretor Financeiro do CETT/UFG, Jonathan Clímaco, o Coordenador Técnico do CETT/UFG, professor João Teodoro, a Coordenadora do Programa Levemente, professora Marilucia Lago e a professora de Harvard, Doris Sommer.

O Programa Levemente tem por objetivo fortalecer as habilidades socioemocionais dos alunos das Escolas do Futuro de Goiás e prevenir a violência nas unidades da instituição pública de ensino, geridas pelo CETT-UFG. O programa inicialmente está sendo implementado nas unidades de Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi) e em Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Lemos Kubitschek).

Os profissionais das escolas serão capacitados para abordar metodologias de ensino-aprendizagem e metodologias de cuidado com os alunos e a comunidade e, assim, desenvolver a criatividade para a prevenção de violências, e a resolução e mediação de conflitos nas escolas.

Será utilizada também uma metodologia denominada Pre-Texts, desenvolvida pela professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que utiliza arte e literatura para aportar a possibilidade de fortalecimento sócio-emocional, contenção de impulsos e transformação dos processo de violência e da agressividade com processos criativos.

O Levemente é uma iniciativa do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), em convênio com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A Universidade Federal de Goiás, através do CETT/UFG,  coloca à disposição professores e profissionais da instituição, altamente qualificados, a serviço dessa proposta inovadora que reúne concepções teóricas, metodologias e práticas exitosas comprovadas, observando o contexto brasileiro e a realidade do Estado de Goiás.

“É importante preparar os alunos para exercerem seu papel na coletividade, de maneira empática e solidária. E integrar educação e saúde para proporcionar melhoria na qualidade de vida dos estudantes”, ressaltou o professor Moisés Cunha, Diretor Geral do CETT-UFG.

“Problemas como bullying, suicídio, violência, uso de drogas e adoecimento mental de crianças, adolescentes, jovens e adultos, apontaram para a necessidade de se pensar o desenvolvimento integral da pessoa, como também, da função da escola para aquisição de tais competências e habilidades”, pontuou a professora Marilucia Lago, Coordenadora do Programa Levemente.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10