fbpx

Primeira Semana das Profissões das Escolas do Futuro atrai mais de 5 mil visitantes

Evento realizado nas unidades vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) teve grande aceitação da comunidade local

As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) realizaram, entre 27 e 28 de maio, a primeira Semana das Profissões. O evento inédito da instituição recebeu mais de 5 mil visitantes durante os dois dias de programação nas unidades em funcionamento.

O tour pelas EFGs Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia), José Luiz Bittencourt e em Artes Basileu França (Goiânia), e Sarah Kubitschek (Santo Antônio do Descoberto) foi totalmente gratuito, sem agendamento e apresentou à comunidade a nova cara da rede de ensino profissional e técnico de Goiás, agora gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

O passeio pelas dependências das escolas começou na sexta (27/5), às 7h30, e terminou no sábado (28/5), às 18h. Ao chegar nas unidades, os estudantes foram recepcionados nos auditórios de cada EFG e, depois, guiados nas visitas às salas interativas, oficinas de cursos e de empreendedorismo, apresentações artísticas, palestras, shows musicais e laboratórios de tecnologia e inovação.

Para o professor de matemática do Colégio Estadual Edmundo Rocha, Márcio Roberto, o projeto Escola do Futuro é importante porque fornece cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia e inovação, o que possibilita ao jovem crescimento profissional e acesso ao mercado de trabalho. “É um projeto fabuloso e a nossa sociedade precisa disso, que seja implementado. E que os alunos sejam incentivados a participar para o seu próprio crescimento”, diz.

Design sem nome 30

Equipe da EFG em Artes Basileu França posa com os alunos visitantes para fotos

A programação exibida nos espaços das unidades contou com apresentações culturais como a rede de orquestra das EFGs, espaço instagramável para redes sociais, palestras sobre empreendedorismo e tecnologia, oficinas de montagem de currículo, espaço exclusivo para inscrições dos cursos ofertados por cada escola participante, tour guiado pelos laboratórios de Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAIs), acesso às salas de aula e áreas de convivência, oficinas de teatro, circo e dança, além de brindes personalizados da instituição.

A Semana das Profissões foi criada com o intuito de apresentar à comunidade a reestruturação da rede de ensino profissional e técnico do Estado promovida pela UFG, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), que oferece cursos de Capacitação, Qualificação, Técnico de nível médio e Tecnólogos gratuitos. 

EFGs

As Escolas do Futuro integram projeto do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), que tem como eixos cursos ligados à tecnologia, gestão, comunicação e artes. O principal objetivo é ampliar o acesso às novas tecnologias e a cursos e profissões que têm grande demanda de vagas no mercado.

As EFGs têm como proposta de trabalho atender as demandas pertinentes à formação de profissionais com perfil voltado ao domínio de tecnologias inovadoras (base tecnológica). As principais formações técnicas na área de tecnologia serão em inteligência artificial, robótica, big data, data science e internet das coisas.

Para saber mais informações sobre o projeto, basta acessar o site efg.org.br. Nele você confere a oferta de novos editais de cursos gratuitos de capacitação, qualificação, técnico, online e na modalidade EAD. Se preferir, siga o perfil no Instagram @escoladofuturodegoias

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10