fbpx

Voltar as raízes é o que propõe a Temporada 2022 da Filarmônica de Goiás

O concerto de abertura da temporada acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 20h, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A entrada é gratuita e o público terá que seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19

O primeiro concerto do ano da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) promete encantar e emocionar o público. Quem for ao espetáculo vai poder conferir três peças comemorativas. O “Haydn” é chamado de Sinfonia Aleluia e é a maneira perfeita de começar o ano: edificante e cheio de alegria.  Na sequência, será apresentada a música de “Guerra-Peixe”, que é cheia de cor e ritmos de dança folclórica.  Para finalizar, os músicos vão executar a “Quinta Sinfonia” do compositor russo Sergei Prokofiev - um tributo à natureza indomável do espírito humano. Sem dúvidas é uma obra de grande drama e poder. 

Foto 1

Foto reprodução: Leoiran ( Secult-GO)

Prestigiar um espetáculo como esse aumenta a criatividade e “nutre a alma”, como afirma o maestro Neil Thomsom. Ele diz ainda que é um erro pensar que a música clássica é inerentemente elitista.  As coisas só são elitistas quando as pessoas não têm acesso a elas. Esse concerto de abertura, por exemplo, é aberto para toda a comunidade com entrada franca. Para acessar o espaço do CCON basta chegar com antecedência de pelo menos 30 minutos, pois não será preciso retirar ingresso.

A expectativa de todos os músicos da Filarmônica está enorme. “Os músicos dão sempre o seu melhor, onde quer que tocam. Mas a abertura de temporada é sempre um momento especial para eles, pelo que posso prever vai ser um concerto fantástico”, enfatiza Neil Thomsom.

Raízes

Florescem as organizações artísticas com raízes firmes na comunidade. É por meio desse pensamento assertivo, que o maestro Neil Thomsom intitulou essa retomada de 2022 como: “OFG volta às suas raízes”.

Ao longo do ano, a população terá acesso a uma variedade de músicas. Muitas delas com inspiração folclórica de Bartok, Guerra-Peixe, Kodaly e Stravinsky, até a música popular de Gershwin, Duke Ellington e Jonny Greenwood. Grandes nomes serão homenageados como Frank Sinatra e Stéphane Grappelli. Além disso, o público vai poder conhecer a música folclórica escocesa e as obras de Pixinguinha.

Tudo isso cercado pelas composições dos grandes compositores: Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Brahms e Tchaikovsky.

 

SERVIÇO: Filarmônica de Goiás realiza 1º concerto de 2022

Data: 24/02/22 

Horário: 20h

Local: CCON – Centro Cultural Oscar Niemeyer

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01

Entrada Franca!

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10