fbpx

CETT/UFG realiza Semana de Recepção das EFGs

No último dia 20/09 o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) realizou a abertura da Semana de Recepção das Escolas do Futuro Estado de Goiás (EFGs). O evento marcou o retorno das aulas no segundo semestre de 2021 para todos os alunos veteranos e também calouros.

A cerimônia foi realizada de maneira online pelo canal da instituição na plataforma do Youtube.

Na programação de boas-vindas estiveram presentes o Secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (SEDI), Márcio César Pereira, a Diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT/UFG, profª. Drª. Alethéia Ferreira da Cruz e o Diretor Geral do CETT /UFG, prof. Dr. Moisés Cunha.  

Na abertura do encontro, o Secretário da SEDI, Márcio Pereira, destacou a expansão do mercado de trabalho nas áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação e Comunicação. Na visão do secretário, a falta de mão de obra qualificada para assumir vagas ociosas se deve ao baixo número de capacitados, de forma geral, para o desempenho das funções. “Hoje em dia, nós enxergamos que é impossível conviver sem ter o uso de uma linguagem computacional. A tecnologia vai sendo introduzida cada vez mais entre a população. E eu posso dizer pra vocês que aquele que não tiver o conhecimento computacional vai ser considerado quase um analfabeto digital”, diz.   

Durante as falas sobre o novo formato dos cursos ofertados pelos EFGs, a Diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro do CETT/UFG, Alethéia Ferreira da Cruz, ressaltou as novas diretrizes e a magnitude do projeto educacional que será gerido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a SEDI. “ A formação modular que a gente vai apresentar para vocês é uma concepção muito diferente. Ela dá uma outra perspectiva para o estudante. Dá uma sensação de que ele pode continuar aprendendo com isso alcançar o mercado de trabalho”, afirma a professora. 

A apresentação cultural foi realizada com a presença de integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás, grupos de alunos de circo, do Teatro Corpo Cênico, dança, performances artísticas e apresentação de violino. Todas essas atividades estão vinculadas a Escola do Futuro em Artes Basileu França.  

Após o intervalo, o Diretor Geral do CETT/UFG, Moisés Ferreira Cunha, explicou o projeto pedagógico do CETT e como funciona a composição dos cursos de qualificação, capacitação e cursos técnicos divididos em sistema modular.  A ideia segundo o diretor é fazer com que o aluno permaneça por mais tempo nas escolas se qualificando para depois adentrar no mercado de trabalho. 

A solenidade contou ainda com a presença do professor do Instituto de Informática da UFG e Diretor Geral do Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Goiás, Anderson Soares, que fez um contraponto entre o número atual de desempregados no Brasil com as vagas ociosas na área de tecnologia. Segundo o professor, os recursos relacionados à inteligência artificial podem gerar grandes possibilidades de emprego e renda, desde que haja mão de obra especializada. “O desafio é a mão de obra qualificada. Disparado é o grande gargalo! São nessas janelas tecnológicas que nós temos as grandes oportunidades. A China, por exemplo, entendeu isso!”, afirma o diretor.    

No encerramento do primeiro dia da Semana de Recepção aos Estudantes, o professor Gilson Oliveira Barreto, Coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG (LabTime) exibiu um vídeo no qual apresentou todo o espaço de produção, projetos e pesquisas do laboratório e ainda ressaltou a importância de lidar com as incertezas do processo de arte e tecnologia. “Basicamente nos momentos de sínteses criativa é preciso manter o equilíbrio”, relata o coordenador.  

A Semana de Recepção aos Estudantes das EFGs tem programação ao vivo nos cinco dias úteis da primeira semana de aulas, das 19h às 22h, com encerramento na sexta-feira (24/09). Caso tenha perdido as transmissões ao vivo, é possível rever as atividades no canal EFG do Youtube. 

 

WhatsApp Image 2021 09 22 at 16.54.07

 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10