fbpx

Parceiros

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) é um projeto de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico da Universidade Federal de Goiás (UFG). O CETT/UFG tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de soluções para a Educação Profissional Tecnológica (EPT) no Estado de Goiás. Ao assumir a responsabilidade pela operacionalização da rede pública estadual EPT de Goiás, o CETT atua como órgão de gestão, portanto, planejamento, organização, coordenação, integração e avaliação das unidades de ensino de educação profissional e tecnológica do Estado. 

As ações e serviços ofertados pelas unidades das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), geridas por meio de cooperação mútua, foram garantidas a partir da celebração de convênio. Esse instrumento detalha as metas (quantitativas e qualitativas) de produção a serem alcançadas, os indicadores de desempenho e os mecanismos de controles finalísticos de monitoramento, fiscalização e avaliação, unificados em Plano de Trabalho.

A transferência da gestão, para a UFG/FUNAPE, não afasta o Estado de seus deveres constitucionais de assegurar a Educação Profissional e Tecnológica e realizar a prestação de ações de STAI - Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação ao cidadão e ao setor produtivo que deles necessitem. Dessa forma, transfere o desenvolvimento de suas atividades para o parceiro, tecnicamente capaz de realizá-las. Ou seja: em nenhum momento a política pública de educação profissional e tecnológica deixará de ser responsabilidade do poder público (Governo Estadual).

Os aprimoramentos instituídos por esta modelagem, planejados pela Gestão Estadual, destacam o fortalecimento do papel do poder público como gestor e definidor das políticas, diretrizes e normativas que devem ser executadas, quais sejam: a regulação estatal dos processos de gestão dos bens públicos, o aperfeiçoamento da avaliação, controle e fiscalização de convênios e a publicização dos resultados atingidos, as informações de prestação de contas e fortalecimento do controle social, dentre outros. Sendo que estas ações são monitoradas e supervisionadas por intermédio da Superintendência de Capacitação e Formação Tecnológica e da Gerência de Gestão das Escolas do Futuro, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

A EPT é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que integra diferentes níveis e modalidades da Educação às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. A EPT tem como principal finalidade preparar o cidadão para o exercício de uma profissão, inserindo-o e capacitando-o para sua atuação no mundo do trabalho e na vida em sociedade. 

Em Goiás, a Educação Profissional Tecnológica está organizada em duas redes de ensino. Uma é a Escola do Futuro do Estado de Goiás, que reúne o propósito de desenvolvimento tecnológico e de ambiente de inovação, fomento cultural e pensamento artístico. A outra são os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), os quais denotam finalidades voltadas, sobretudo, ao desenvolvimento regional. 

No intuito de fortalecer os propósitos da EPT em Goiás, o CETT/UFG é criado para assumir a responsabilidade pela operacionalização da rede pública estadual EPT de Goiás. O Plano de Desenvolvimento da UFG (2018-2022) prevê a cooperação com os poderes públicos, com universidades e com outras intuições científicas, culturais e educacionais brasileiras e estrangeiras - como neste caso. 

A partir da expertise, excelência e qualidade do ensino, pesquisa e extensão da UFG, o CETT visa, principalmente, construir uma cultura educacional inclusiva, equitativa, inovadora, colaborativa e de qualidade que promova a formação e capacitação dos cidadãos. Assim, criar significado para o trabalho, privilegiar a prática social, integrar ciência e cultura e estimular, no indivíduo, o constante desejo de estudo, capacitação e qualificação. 

O CETT/UFG também construirá espaços de discussão para a inclusão da universidade no desenvolvimento de atividades baseadas no modelo “tríplice hélice”, que caracteriza as relações entre o governo, a academia e as empresas. Isso envolve a transferência e transformação de produtos e serviços que objetivam o crescimento de conhecimento dos participantes. Na esfera da EPT em Goiás, a implementação da tríplice hélice promoverá um ambiente escolar que estimule as empresas a participarem dos eventos promovidos pelas escolas e a investir em ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. 

Como um centro de educação, trabalho e tecnologia, o CETT/UFG oferece uma contribuição direta na formação de alta qualidade dos participantes, na constituição de novos arranjos produtivos locais e na geração de soluções tecnológicas e modelos de negócios colaborativos. De maneira singular, cria-se redes de parcerias e condições efetivas de transposição de cidadãos excluídos socialmente para uma perspectiva de exercício pleno de sua cidadania. 

Esta é uma parceria capaz de mudar a realidade de milhares de goianos ao promover a formação e a capacitação, proporcionando o permanente desenvolvimento da vida produtiva e atividade comunitária, além de apoiar o desenvolvimento regional, permitindo o enfrentamento de problemas sociais, econômicos e contemporâneos do Estado de Goiás. E, acima de tudo, propondo políticas públicas integradas às questões sociais, de infraestrutura, monetárias e ambientais que possam melhorar a qualidade de vida e ampliar a oferta de emprego e renda nas diversas regiões goianas.

Equipe CETT/UFG 

Dr. Moisés Ferreira Cunha
Diretor Geral

Polyana Conceição Nascimento
Secretária Executiva

Me.  Ataualpa Veloso Roriz
Diretor Administrativo e Financeiro 

Drª. Alethéia Ferreira da Cruz
Diretora de Desenvolvimento e Avaliação

Dr. Júlio Orestes da Silva
Avaliação de Ensino 

Dr. Thiago Cavalcante
Extensão e STAI

Ma. Letícia Côrtes
Coordenadora de Comunicação

Drª. Daiana Paula Pimenta
Diretora de Ensino

Drª. Flavia Maria Cruvinel
Diretora de Arte | Coordenadoria da EFG Basileu França

Tânia Mara Lopes Ribeiro
Coordenadoria de EaD

Ma. Larissa Cabral
Coordenadora de Formação Continuada

João Paulo Vilela Júnior
Secretaria de Gestão Escolar

Dr. Ricardo Limongi França Coelho e Dr. Gustavo Laureano
Coordenadoria de Eixo Tecnológico EFGs

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10