Escolas do Futuro de Goiás realizam solenidade de formatura dos cursos técnicos e superior das áreas de tecnologia, negócios digitais e artesPublicado em: 08 de setembro de 2025

A entrega de diplomas reforça o compromisso do governo de Goiás, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), em proporcionar ensino profissionalizante de qualidade e gratuito para os goianos
As Escolas do Futuro de Goiás, realizaram, na última quinta-feira (04), a solenidade de formatura de mais de 40 estudantes dos cursos técnicos em tecnologia, negócios digitais e artes das Escolas do Futuro de Goiás. Além dos participantes da cerimônia, que aconteceu no Teatro Escola Basileu França, outros 80 estudantes também foram certificados por terem concluído a formação na rede de ensino, nas seis unidades presentes na capital goiana e no interior do estado.
O estudante do curso de Ballet Clássico, Arthur Samir, procurou a unidade da EFG em Artes Basileu França para se aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades na dança. Ele conta que a formação foi importante para sua profissionalização. “Apesar de já ter uma base artística anteriormente, eu sentia que precisava me profissionalizar, assim busquei a Escola para concretizar meu objetivo. Os três anos aqui me possibilitaram crescer, sou grato aos professores e às oportunidades que tive nesse tempo. Me sinto privilegiado por participar do Basileu França, principalmente, por ser uma instituição pública, de qualidade e reconhecida nacionalmente”, avalia o estudante que vai continuar sua formação na unidade da EFG, agora na modalidade de Dança Contemporânea.
O estudante, Arthur Samir, concluiu o curso técnico de Ballet Clássico neste ano e segue sua formação artística em outra modalidade no Basileu França (Foto: Yan Oliveira)
Na mesma noite, também foram agraciados com a diplomação, os estudantes do curso superior tecnólogo em Produção Cênica, encerrando um ciclo de trabalho e dedicação à arte e à cultura, como conta a formanda, Leila Ramos Finotti. “Hoje, concluímos uma etapa da nossa vida em que nos dedicamos nos últimos anos a uma área fundamental para a cultura de nosso estado. Com essa nova bagagem poderei diversificar os serviços que ofereço em minha escola de arte e dança, além de contribuir com a difusão cultural de nossa identidade local”, explica a estudante, formada também em Artes Visuais pelo Basileu França.
Orgulhosa, a família de Leila, a aplaudiu de pé quando recebeu o tão sonhado diploma. O filho e o marido contam a emoção de ver a trajetória e aguardam o próximo desafio para a vida dela. “Ela é a maior guerreira. Ela queira muito finalizar essa etapa da vida e se dedicou a isso com afinco, estou muito feliz e já estou esperando pelo próximo desafio, o que que me deixa muito orgulhoso”, declara André Luiz Finotti Filho. A notícia de que iria fazer um novo curso repercutiu na família de Leila. Apesar de todos ficarem surpresos, a paixão da esposa foi incentivada pelo marido de prontidão, como ele mesmo reforça: “Essa mulher é sensacional, perfeita, corajosa, é só orgulho. Estou muito feliz pela conquista”.
Leila Ramos Finotti, formanda do curso superior tecnólogo em Produção Cênica, é prestigiada pela família em solenidade de entrega de diplomas (Foto: Wéber Félix)
Além dos estudantes das turmas das Artes, na área de tecnologia e inovação participaram também da solenidade de diplomação os concluintes dos cursos técnicos de Marketing e Mídias Sociais, Desenvolvimento Web e Mobile, e Empresas Digitais, das unidades de Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Gabriel Andrade, de 27 anos, é outro estudante da rede de ensino que recebeu seu diploma de conclusão de curso nessa noite. Ele integrou a primeira turma de Ciência de Dados das Escolas do Futuro, na unidade de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Gabriel avalia positivamente sua experiência com a escola.
“Sempre quis atuar na área de Tecnologia da Informação, e quando surgiu a oportunidade, eu abracei para realizar meu sonho. A estrutura física, o currículo do curso e a metodologia de ensino colocam a Escola do Futuro à frente de outras instituições da área, que são muito caras. Esse projeto se destaca pela gratuidade, mas também pela qualidade que entrega à comunidade local”, ressalta o estudante, que já entrou para outro curso na unidade de Valparaíso, o de Desenvolvimento Web e Mobile.
Gabriel Andrade, de 27 anos, buscou a Escola do Futuro de Goiás para se preparar para o mercado de trabalho na área de tecnologia e invovação (Foto: Wéber Félix)
A diretora da Escola do Futuro Paulo Renato de Souza, Alcione Martins, unidade onde Gabriel estudou, destaca a conquista da turma, pioneira do curso de Ciência de Dados. “Estou lisonjeada e orgulhosa de fazer parte dessa conquista, acompanhando o dia a dia da formação de cada um desses estudantes. É uma vitória coletiva. Esse sentimento é especial, principalmente, porque essa turma olhou para o curso como uma oportunidade para fazer a diferença na sociedade. Das mãos deles foi criado o projeto Libaccess, programa digital que auxilia na comunicação entre pessoas surdas e mudas, que traduz sinais de libras para o português e, também, a fala para a linguagem brasileira de sinais. A ideia inovadora, é símbolo de inclusão e inovação”, argumenta ela.
O mesmo sentimento é narrado pelo professor Douglas Fernandes, integrante da equipe da unidade Luiz Rassi, de Aparecida de Goiânia. “É gratificante ver o desenvolvimento de nossos estudantes e chegarem a esse momento de festividade, é uma emoção imensurável vê-los dar os primeiros passos em direção aos seus sonhos”, ressalta Douglas.
Coordenador de STAI da EFG Luiz Rassi, Douglas Fernandes (à esquerda), comemora o encerramento do ciclo de formação dos estudantes (na foto) da unidade de Aparecida de Goiânia (Foto: Wéber Félix)
“A solenidade de formatura é uma celebração de conquista dos estudantes que concluíram seus cursos nas Escolas do Futuro de Goiás, mas também de toda comunidade da rede de ensino e de seus familiares. De fato, esse momento simboliza o fechamento de um ciclo e o início de outro em que todos os formandos vão para o mercado de trabalho. E para nós, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), essa noite especial marca nosso compromisso com a sociedade goiana de valorizar a educação técnica e tecnológica, ao preparar e dar condições para que todos possam concretizar seus sonhos profissionais, particularmente, em áreas altamente demandadas pelo mercado de trabalho”, argumenta o subsecretário de Formação de Talentos e Transformação digital, Robert Bonifácio, que conduziu a cerimônia de formatura representando o secretário da pasta, José Frederico Lyra Netto.
Subsecretário de Formação de Talentos e Transformação digital da SECTI, Robert Bonifácio, participa da solenidade representando o secretário da pasta, José Frederico Lyra Netto (Foto: Yan Oliveira)
Alethéia Cruz, diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia, celebra a solenidade como símbolo do empenho e responsabilidade social do órgão ao entregar para os estudantes uma formação de qualidade e gratuita. “Desde 2021 nós trabalhamos, juntamente com Secti, arduamente, para construir um currículo condizente com as demandas atuais do mercado de trabalho, além de prepará-los criticamente para a vida”, conclui a diretora.
Diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia, Alethéia Cruz, celebra a parceiria com o Governo de Goiás na gestão das Escolas do Futuro (Foto: Yan Oliveira)
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino técnico do governo estadual, ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, são geridas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), com foco sobretudo em tecnologia e inovação, pensando em oportunidades de carreira em áreas bem remuneradas na sociedade digital. De 2021 a 2024 foram certificados mais de 19 mil alunos, em 669 cursos. A previsão para 2025 é de que sejam 11.418 matriculados e 4.440 certificados.
Notícias
Leia outras Publicações!
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais
O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social
A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás
No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...
