fbpx

Escolas do Futuro de Goiás instituem dez novos Grupos de Pesquisa e Inovação

Os grupos vão atuar nas cinco Escolas do Futuro que contam com os eixos formativos em Gestão e Negócios e em Informação e Comunicação nas suas grades de ensino 

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) selecionaram, por meio de edital, dez novos coordenadores/as dos Grupos de Pesquisa e Inovação (GPIs) para o ano de 2024. Tais grupos têm como objetivo estimular professores e estudantes nas atividades de iniciação científica e tecnológica, visando ao desenvolvimento/aprofundamento de novos conhecimentos teóricos e práticos e, claro, à produção científica de qualidade. Os GPIs constituídos terão 10 meses para execução de suas pesquisas.

Os dez novos Grupos de Pesquisa e Inovação vão atuar nas cinco Escolas do Futuro que contam com os eixos formativos em Gestão e Negócios e em Informação e Comunicação nas suas grades de ensino: José Luiz Bittencourt, em Goiânia; Sarah Luísa L. Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto; Paulo Renato de Souza, em Valparaíso; Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia; e Raul Brandão de Castro, em Mineiros. 

Com os GPIs, as Escolas do Futuro proporcionam ao estudante a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e estimulam o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Para isso, além da participação de estudantes nos cursos regulares de projetos de pesquisa, é incentivada a conexão com as ações dos Serviços Tecnológicos e Apoio à Inovação (STAI), que ficam dentro das escolas. 

“Nosso objetivo é fortalecer a conexão e integração com o setor produtivo, a partir do desenvolvimento de pesquisas aplicadas e desenvolvimento tecnológico. Para isso, o projeto é promover a cultura de pesquisa e iniciação científica nas Escolas do Futuro de Goiás, centrada no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, agregando competências técnico-profissionais às acadêmicas, por meio do alinhamento entre teoria e prática”, afirma o coordenador de Pesquisa Científica do CETT, Ricardo Limongi França Coelho. 

Grupos de Pesquisa e Inovação  

  • Marketing Digital e Transformação Local: Estratégias para competitividade de pequenos negócios - Coordenadora: Ana Lídia Lemes de Assunção Silva.
  • EducaAprende: Empreendedorismo Digital e Transformação Educacional - Coordenador: Edgar Júnior Martins de Araújo.
  • Programação de Blocos: Aprendizagem de Máquinas para Crianças e Adolescentes - Coordenadora: Emily Campos Moura. 
  • EcoInovação: Projetos e Estratégias para um Futuro Sustentável - Coordenadora: Ivone Borges Souza.
  • Impacto do design responsivo no desenvolvimento de websites para o comércio local na região do entorno escolar - Coordenador: Ítalo Marques Rodrigues Silva.
  • Aprender a Empreender: Estratégia de desenvolvimento para diminuir a migração pendular da cidade de Valparaiso a Brasília - Coordenador: José Evangelista dos Santos.
  • Inovação Tecnológica - Coordenador: Júnio Fábio Ferreira.
  • SoftTech: Mapeamento e Desenvolvimento de soft skills para carreiras da área da tecnologia - Coordenadora: Karla Kahena Rocha Nogueira.
  • Trilhando Caminhos: Investigação quantitativa em economia criativa cultural - Coordenador: Leonardo Augusto de Sousa Oliveira.
  • A relevância do Marketing Digital para empresas - Coordenadora: Priscylla Horrana Carmo Souza.

Escolas do Futuro de Goiás promovem ações para incentivar a leitura

Sarau literário, palestras, painéis, noite de autógrafo, sorteios de livros e entrega de estação móvel de leitura estão entre as ações promovidas pelas unidades em diversos pontos do estado

As Escolas do Futuro de Goiás (EFG) promovem ações para incentivar a leitura neste mês de abril, em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca, celebrado no dia 9. Entre as ações estão sorteio de livros, roda de conversa com escritores com noite de autógrafos e entrega de estação móvel de leitura, além da abertura das bibliotecas das cinco unidades de ensino profissionalizantes em tecnologia à população durante todos os dias.

A data celebra aquela que é um dos primeiros acervos e fontes de conhecimento histórico, literário, acadêmico e científico da humanidade. As Escolas do Futuro emArtes Basileu França e José Luiz Bittencourt, de Goiânia, propuseram uma ação interativa com a internet: o usuário deve ir à biblioteca das unidades, fazer uma selfie e marcar o perfil da biblioteca no Instagram com um filtro personalizado para isso. Dessa forma, ele irá participar do sorteio de livros.
A ação será realizada durante todo o mês de abril. Na última terça-feira (9), foi montada, na biblioteca, junto com todos os estudantes, um mural com todos os trabalhos impressos desenvolvidos pelos alunos.

A Escola do Futuro Paulo Renato de Souza, de Mineiros, por sua vez, promoveu um Sarau Literário com os alunos do Curso Técnico de Comunicação Oral e Escrita, com uma Roda de Conversa com a escritora e professora Drielly Neres Lúcio, com direito a autógrafos no livro A Corda, o balão. Todos os participantes receberam uma lembrança elaborada pela equipe da Biblioteca e Coordenação Pedagógica.

Já a Escola do Futuro Sarah Luiza Kubitschek de Oliveira, de Santo Antônio do Descoberto, realiza a entrega de uma estação móvel para leitura dinâmica, com uma estante, uma mesa e bancos confeccionados com carretéis de madeira.

Coordenadora de Bibliotecas do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett/UFG), Larissa Cavalcanti diz que a Rede de Bibliotecas é pensada para integrar a escola não só com acervo, mas como aporte pedagógico e ambiente aconchegante para acesso à informação confiável. “O intuito é reafirmar a importância da biblioteca no ambiente escolar para o fortalecimento do ensino-aprendizagem”, informa.

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades da rede estadual de ensino profissionalizante do governo de Goiás ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett/UFG).

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Escola do Futuro de Goiás: capacitando jovens para o mercado de trabalho

O domínio de ferramentas como Word, Excel e PowerPoint é considerada uma habilidade essencial em uma variedade de setores 

 

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) tem sido reconhecida em todo o estado devido à sua contribuição na preparação adequada de jovens para o mercado de trabalho. Entre os cursos que se destacam, merece especial atenção o de Pacote Office. Esses cursos têm uma abordagem prática, constante atualização, infraestrutura moderna e acessível. Disponíveis nas unidades das EFGs localizadas em Aparecida de Goiânia, Goiânia, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto, eles são integralmente gratuitos e contam com a orientação de professores experientes e qualificados.

Esses cursos desempenham um papel crucial na vida profissional de muitos trabalhadores, principalmente da então denominada 'Geração Z', composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Embora tenham crescido com o mundo digital, os jovens dessa geração carecem de capacitação específica para lidar com softwares e aplicar suas funcionalidades de maneira eficaz em suas atividades diárias, já que muitos desses programas não apresentam interface intuitiva, como os aplicativos de celular. 

Ao dominar ferramentas como Word, Excel e PowerPoint, esses profissionais podem criar documentos de alta qualidade, analisar dados de maneira eficiente e apresentar informações de forma impactante, habilidades essenciais em uma variedade de setores. Os cursos oferecidos pela Escola do Futuro de Goiás proporcionam uma compreensão aprofundada das funcionalidades avançadas dessas ferramentas, permitindo que os alunos se destaquem em ambientes de trabalho exigentes. 

Ricardo Limongi, coordenador de pesquisa da Escola do Futuro de Goiás, destaca a relevância desses cursos no preparo dos profissionais para os desafios do mercado de trabalho. "O Pacote Office continuará a ser uma ferramenta essencial para o trabalho no futuro. Investir em cursos agora, garante que a Geração Z esteja preparada para os desafios do futuro", destaca Limongi.

Ao investir nessa formação, as EFGs não apenas contribuem para a empregabilidade dos jovens, mas também para o desenvolvimento de uma força de trabalho altamente qualificada e adaptável.

A Escola do Futuro de Goiás é uma unidade do governo de Goiás ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Desde 2021 é gerida pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG). 

Programa Goianas S.A. seleciona novos projetos empreendedores que irão receber consultoria gratuita das Escolas do Futuro de Goiás

Os projetos foram avaliados de acordo com cinco critérios: identificação do problema e proposta de valor, grau de inovação, capacidade técnica das empreendedoras, motivação e perfil da empreendedora e potencial de interação com a Escola do Futuro 

 Iniciativa do Governo de Goiás, o programa Goianas S.A selecionou 61 projetos de mulheres com ideias inovadoras. O programa oferece consultoria gratuita para negócios e projetos inovadores liderados por mulheres. As selecionadas terão acesso a consultoria empresarial e vivência de negócios nos ambientes de inovação das Escolas do Futuro de Goiás, unidades da rede estadual de ensino profissionalizante, numa fase chamada de pré-incubação, com duração de cinco meses.

Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social

Quase mil pessoas foram atendidas no estande da Escola do Futuro durante os dois dias do evento 

 

A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e 23 de março. Com uma estrutura especialmente montada para o evento, o governo estadual levou uma variedade de benefícios e serviços públicos à população do município, localizado no sul do estado.

Entre esses benefícios estava o atendimento da Escola do Futuro de Goiás, que ofereceu inscrições para cursos gratuitos de Desenvolvimento Mobile, Assistente de Marketing, Mídias Sociais e Competitividade Empreendedora. Além das inscrições, os visitantes do espaço puderam desfrutar de uma exposição de tecnologias, incluindo uma impressora 3D, bem como se divertir com os óculos de realidade aumentada.

WhatsApp Image 2024 03 28 at 9.32.58 AM 1

Durante os dois dias de evento, foram realizadas 198 inscrições nos cursos oferecidos, enquanto mais de 300 pessoas interagiram com a impressora 3D e 300 experimentaram os óculos de realidade aumentada.

As Escolas do Futuro de Goiás desempenham um papel crucial no aumento da renda da população local, especialmente considerando a crescente demanda por profissionais de tecnologia, que tendem a receber salários mais elevados. Um exemplo é a unidade de Mineiros, que conta com investimentos de R$ 7 milhões em equipamentos provenientes do Fundo Protege. Para o ano de 2024, a escola está programada para oferecer 796 vagas gratuitas em cursos de tecnologia, programação, marketing e empreendedorismo, abrangendo áreas como impressão 3D, desenvolvimento web e mobile, marketing digital e gestão de empresas digitais.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10