fbpx
Foto: Cinthia Oliveira

Big Band Basileu França apresenta concerto com músicas brasileiras

Espetáculo será nesta terça-feira (29/11), a partir das 20h, e sem custo para o público. Acesso ao teatro será por ordem de chegada

“Aquarela do Brasil”, de João Gilberto; “Dindi”, de Tom Jobim; e “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá, são algumas das músicas que devem animar o público durante a segunda edição do concerto “Sons do Brasil”, que será realizado nesta terça-feira (29/11), a partir das 20h. A apresentação, gratuita, está sob a batuta da Big Band Basileu França. O acesso ao teatro da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG), que fica no Setor Leste Universitário, será por ordem de chegada.

“Nós sabemos que as Big Bands surgiram nos Estados Unidos, portanto, temos muitas músicas internacionais no repertório. Só que a proposta deste concerto é valorizar a nossa cultura e a nossa arte, somente com músicas brasileiras”, explica o maestro Marcos Lincoln.

“Tentamos organizar o repertório com algumas músicas novas, bem diversificadas e acredito que o sentimento de lembrança é o que o público vai carregar na bagagem. Temos canções, por exemplo, que foram tocadas em novelas nos anos de 1990”, informa Lincoln.

História

A Big Band  foi criada,  no ano de 2018, com o intuito de fomentar o estudo de música popular, na Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França. Essa instituição de ensino é ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e, desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Serviço

Assunto: Big Band Basileu França apresenta concerto com músicas brasileiras
Quando: Terça-feira (29/11), às 20h, com entrada franca
Onde:Teatro Escola Basileu França, Avenida Universitária, 1.750, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)

*****************

Mais informações (Repertório):

- Aquarela do Brasil - João Gilberto
- Fotografia - Tom Jobim
- Manhã de Carnaval - Luiz Bonfá
- IOIO - Nelson Faria
- Dindi - Tom jobim
- Triste - Tom jobim
- Só Danço Samba - Tom jobim
- Samba de Verão - Tom Jobim
- Linha do Horizonte - Azimuth
- Insensatez - Tom jobim

Escolas do Futuro de Goiás ofertam vagas nas áreas de tecnologia, marketing e empreendedorismo
Escolas do Futuro de Goiás ofertam vagas nas áreas de tecnologia, marketing e empreendedorismo

Escolas do Futuro de Goiás abrem mais de 600 vagas para cursos técnicos gratuitos

Inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro de 2023 pelo site efg.org.br. Vagas atendem demanda do mercado de tecnologia e inovação no Estado

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (28/11), as inscrições para selecionar candidatos aos cursos técnicos de nível médio nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs). No total, são ofertadas 655 vagas nas áreas de tecnologia, marketing e empreendedorismo para alunos com mais de 16 anos e ensino fundamental completo.

Os interessados poderão escolher, até o dia 3 de janeiro de 2023, entre modalidade presencial, com 415 oportunidades, ou de Educação a Distância (EaD), com outras 240; e entre as unidades José Luiz Bittencourt, em Goiânia, Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, e Sarah Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno de Brasília.

A distribuição de vagas foi planejada para suprir as principais carências do mercado de trabalho de tecnologia e inovação em Goiás. Os cursos são gratuitos e as escolas oferecem todos os materiais necessários para a prática.

Inscrição

As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do site efg.org.br, ou presencialmente nas secretarias das unidades das EFGs em Goiânia, Aparecida de Goiânia ou Santo Antônio do Descoberto. Não há custo para participar do processo seletivo.

Ao preencher o formulário, é importante que o candidato tenha em mãos a documentação pessoal. Em caso de dúvidas, ele deve acessar o edital ou, ainda, entrar em contato com a secretaria da escola na qual deseja se inscrever. 

As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) são uma iniciativa do Governo de Goiás, geridas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Confira todos os cursos técnicos de nível médio ofertados pelas EFGs

Técnico em Desenvolvimento Web Mobile
Carga Horária: 1.440h
Modalidade: EaD
Com encontros presenciais aos sábados

Técnico em Empresas Digitais
Carga Horária: 960h
Modalidade: EaD
Com encontros presenciais aos sábados

Técnico em Aprendizado de Máquina
Carga Horária: 1.440h
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno

Técnico em Marketing e Mídias Sociais
Carga Horária: 960h
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno

Técnico em Economia Criativa
Carga Horária: 960h
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno

Serviço:
Assunto: Escolas do Futuro de Goiás abrem mais de 600 vagas para cursos técnicos gratuitos
Inscrições: De 28 de novembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023
Onde: efg.org.br
Mais informações: @escolasdofuturodegoias

Basileu França realiza a 20ª Mostra Teatral Desaguar

Depois de dois anos on-line, em  razão da pandemia de Covid-19, evento volta no formato presencial com proposta de refletir dramaturgia feminina brasileira

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França realiza, entre os dias 21 e 23 de novembro e de 25 a 27/11, a 20ª Mostra Teatral Desaguar. O evento é aberto para toda a comunidade e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, pelo valor único de R$ 10.   

Ao todo, seis espetáculos irão movimentar o Teatro Escola Basileu França: “Traços”, “A Viagem de um Barquinho”, “A Bruxinha que era Boa”, “O Verdugo”, “O Amante Invisível” e “A Cor da Gema do Ovo da Ema”. Neste ano, a mostra busca investigar, contextualizar, refletir e produzir na contemporaneidade o tema da dramaturgia feminina. A proposta é evidenciar como essas obras despertam os nossos sentimentos e ações, como elas nos transformam e como mudam o mundo à nossa volta.

De acordo com a organização do evento, o público vai poder conferir várias estéticas, desde a performática, passando pelo drama, pela farsa e pelo teatro infantil. “Uma diversidade que se estende para grandes nomes da dramaturgia feminina brasileira como Hilda Hilst, Teresa Frota, Sylvia Orthof, Maria Clara Machado, entre outras”, explica o coordenador de Teatro do Basileu, Luciano Luc.

Participação

O evento contará com 53 estudantes-artistas dos cursos de qualificação profissional em: Teatro III; Interpretação Teatral II, e Prática de Conjunto para maiores de 45 anos Vai...Idade. Depois de dois anos on-line, em razão da pandemia de Covid-19, a mostra retoma no formato presencial. “A expectativa é de que o encontro entre os alunos-artistas e a plateia gere esperança no mundo da arte teatral como símbolo marcante que aproxima a arte e o público”, afirma Luciano Luc.

A EFG em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Estado Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Desde 2021, a unidade é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Serviço

Assunto: Basileu França realiza a 20ª Mostra Teatral Desaguar
Quando: 21,22,23, 25,26 e 27 de novembro
Horários: 14h30 (23); 15h (22); 17h (27); 19h (22) e 19h30 (21,23,25 e 26)
Onde:  Teatro Escola Basileu França - Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia
Ingressos: R$ 10 no Sympla
Mais informações: @escolabasileufranca

Evolução do Circo é tema de espetáculo no Teatro Escola Basileu França

O espetáculo conta a história do Circo com diversos números, que mostram a evolução das Artes Circenses. A entrada é franca e é por ordem de chegada

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França exibe nesta sexta-feira (18/11), às 20h, no Teatro da instituição, o espetáculo “Evolucirco”. A apresentação tem classificação livre e é gratuita. A montagem  faz parte da formatura dos alunos do FIC - Formação Inicial e Continuada da área de Circo.

“É gratificante observar que os alunos e alunas, que entram para o circo com pouco ou quase nenhum conhecimento, passam a entender que o circo, enquanto arte, tem milhões de possibilidades para atuarem em diferentes lugares”, explica o coordenador de Circo, Rodrigo Mallet.

Segundo a aluna Natália Bueno, “o circo é uma arte que, apesar de milenar, ainda intriga e instiga muita gente.” Ela traça um paralelo de quando via o circo como espectadora e, agora, como artista. “De fora, sentia os desafios e limites como algo impossível: nas acrobacias, nas mágicas, no malabarismo e em cada movimento”. Agora, Natália percebe que tais desafios e limites são possíveis, sim, tanto para o corpo como para a mente.

O aluno, Gleidson Lopes, teve o seu primeiro contato com atividades de circo aos 40 anos. O desafio foi mais imaginário do que real. Para ele, seria algo extremamente difícil ou fora de sua realidade física. “Sou muito grato a tudo e a todos. Se eu soubesse como o circo faz tão bem para o corpo e para a alma, já teria começado muito  antes”, completa o aluno.

A EFG em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Estado Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Desde 2021, a unidade é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Serviço

Assunto: Evolução do Circo é tema de espetáculo no Teatro Escola Basileu França
Quando: sexta-feira (18/11), às 20h
Onde:  Teatro Escola Basileu França - Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia
Mais informações: @escolabasileufranca

Entrada franca!

Escolas do Futuro de Goiás realizam Semana Global do Empreendedorismo

Goiânia - Começa nesta quarta-feira (16/11) e segue até sexta-feira (18/11), a Semana Global do Empreendedorismo. O evento será realizado nas unidades da Escola do Futuro do Estado de Goiás, Luiz Rassi, localizada em Aparecida de Goiânia, José Luiz Bittencourt e Basileu França, ambas em Goiânia, e Sarah Kubitschek, na cidade de Santo Antônio do Descoberto.

A Semana Global do Empreendedorismo tem o objetivo de oferecer palestras, debates e seminários, que abordarão temas essenciais, tanto para quem já empreende quanto para quem tem o sonho de começar a empreender. O evento oferecerá também workshops presenciais com transmissão ao vivo para o YouTube das Escolas do Futuro.

O evento será aberto à comunidade, que poderá conhecer a estrutura física das escolas, explorar salas de aula, laboratórios e outros espaços, além de conhecer os cursos ofertados e todas as oportunidades que as EFG’s têm a oferecer aos seus estudantes e parceiros. Os participantes do evento poderão conferir atividades como a Feira de Empreendedorismo, escalada, workshops híbridos e tour guiados.

A Feira de Empreendedorismo trará uma exposição de empresas locais. Esse espaço servirá como forma de incentivar os negócios locais, além de apresentar para os estudantes as possibilidades de empreender. A escalada será o principal chamariz para a comunidade local interagir com a Escola, a atividade faz alusão ao slogan do evento: Escale seu Futuro.

O projeto Escola do Futuro é desenvolvido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), sob a gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), que visa a reestruturação da rede de Ensino Profissional e Técnico do Estado de Goiás.

Serviço
Assunto: Escolas do Futuro do Governo de Goiás realizam Semana Global do Empreendedorismo
Quando: 16, 17 e 18 de novembro, das 8h às 22h
Onde: Luiz Rassi, na Avenida Rezende, Quadra 300 – A, Bairro Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia; José Luiz Bittencourt, Rua BF– 25, esquina com a Avenida JC – 15, APM 10, Bairro Floresta, Goiânia; Basileu França, R. 18, 81 – Setor Central, Goiânia e Sarah Kubitschek, Avenida Dom Emanuel com a Rua 14, Área Especial B2B, Setor Central, Santo Antônio do Descoberto.