Inovações transformam a comunicação das EFGs

Publicado em: 04 de fevereiro de 2026
Inovações transformam a comunicação das EFGs

Mais uma crônica escrita por Lady Whistledown sobre os últimos acontecimentos nas Escolas do Futuro de Goiás 

Caros e gentis leitores, 

a temporada 2026 das Escolas do Futuro de Goiás se iniciou, e professores, coordenadores e funcionários, incluindo os do alto escalão, retornaram às suas unidades. Mal o ano começou, sinto-me na obrigação de revelar algo inusitado e que tem atraído os olhares de toda a comunidade para o perfil da rede de ensino no Instagram. Uma mudança importante aconteceu.  

No dia 19 de janeiro, em uma manhã típica do verão no cerrado brasileiro, com céu repleto de nuvens pesadas e chuvosas, fomos surpreendidos com a performance de um jovem garoto, conhecido em todas as rodas de nossa sociedade. Ele, com trajes de quem havia acabado de sair da cama, sem qualquer pudor, ao som de notas musicais produzidas por alguma máquina eletrônica de nosso tempo, acompanhadas, ainda, por uma voz estridente, lançou passos simples e desengonçados, ao que parece ser uma dança daqueles que nasceram na última década. 

A presepada do jovem, que me recuso a nomear por questões éticas e até legais, apenas foi o chamariz para dar palco aos verdadeiros guerreiros desta sociedade. Com brilho estonteante, parece que a alegria dominou seus corpos, mentes e até as almas, isso tudo porque o início das aulas das Escolas do Futuro se aproximava. Em outros tempos, nada disso teria ocorrido. Muitas coisas mudaram. Novas estratégias foram lançadas neste mês. Chocadas, as pessoas mais velhas, nascidas antes dos anos 1990, ao que se tem notícia, torceram suas narinas e reviraram os olhos para aquela encenação. 

O lordy artista, com nome a não ser divulgado de graça, dança empolgado com o retorno das aulas (Imagem da internet)

Não satisfeito com o caso, outras coisas continuaram a surgir naquele impávido perfil. Onde iremos parar? Uma semana após a primeira manifestação pública, novo escândalo veio à tona, desta vez, em placas levantadas ao alto, onde se liam frases de ordem durante um protesto nada comum nas terras virtuais. Criaturas, com feições robóticas e vestimentas ultramodernas e coloridas, tomaram a rede para quebrar qualquer barreira social estabelecida até então, com o intuito de serem vistos e considerados. Na casa das dezenas, todos empunhavam o mesmo dizer, escrito em letras garrafais: “Quero ser aluno da Escola do Futuro”. 

Revoltosos invadem a página do Instagram das Escolas do Futuro de Goiás para protesto nada comum (Imagem da internet)

Caro leitor, o que se pode esperar deles? Se permitirmos, vão dominar o mundo com suas ideias nada ortodoxas. Uma revolução digital está em curso, asseguram eles, e é inevitável. A onda vem dominando as mentes ao ponto dessa turba obrigar objetos a endossarem os dizeres e as vontades. Coitados! Os pobres objetos inanimados ganharam alma e foram provocados a falar e a mostrar tudo que pode acontecer dentro da Escola. E mais audaciosos, ainda, foi divulgado que qualquer pessoa a partir de certa idade seria muito bem acolhida nesse grupo. Não bastasse a revolução iniciada, querem, sobretudo, atrair mais jovens para essa balbúrdia digital, oferecendo de graça, cursos e formações. E se tudo isso não fosse tão convincente, ofereceram também aos desordeiros bolsas remuneratórias para auxiliar no dia a dia. 

 É ultrajante ver como a linguagem nesse espaço tem se transformado. E de onde menos se espera, alguém de nossa seleta patota age de forma a inflar o movimento. No entanto, essa pessoa não desconfia que esta humilde observadora descobriu seus mais profundos planos. No meio de nós, alheia aos olhos desatentos, ela vem manobrando, minuciosamente e de caso pensado, cada peça desse tabuleiro.  

E em compromisso com você, leitor assíduo de nossas páginas meramente informativas, tenho a obrigação de tirá-la do anonimato. Esse projeto tem à frente a nossa queridíssima e influente, Isa Aires, uma lady ariana, falante e agradável e sem dúvida, detentora de uma visão que vale a pena ser destacada. Vamos ver, agora, qual reputação será construída para nossa querida senhorita após essa escritora revelar suas verdadeiras intenções.  

Soubemos, a partir de um nobre cavalheiro próximo a ela, que o interesse da jovem é dinamizar a comunicação e construir um espaço de aproximação entre nós e os jovens, até então, fora de nosso grupo especial. Transcrevo para você as palavras ditas pela notável em uma conversa íntima, que foi vazada, talvez, até propositalmente.  

“A nova estratégia é sair de uma comunicação meramente institucional para uma linguagem mais dinâmica, centrada no cotidiano do estudante, assim como o conteúdo que ele vem consumindo. Para isso, estamos utilizando uma linguagem mais leve, direta e mais interativa, com o uso de vídeos curtos e trends que estão na boca deles”, comentou a líder revolucionária, que, hoje, está no cargo mais alto da comunicação de nossa instituição.  

Lady Isa Aires, coordenadora de comunicação da alta sociedade das EFGs, é exposta e tem seus planos secretos revelados (Foto: Yan Oliveira)

No nosso primeiro encontro social, parece que a senhorita, pertencente à família Aires, balbuciou entre os seus que a estratégia tem dado certo, fazendo com que o público se identificasse ainda mais com a marca EFG. À boca miúda, espalhou-se que o sucesso é mostrado pelos índices de aprovação e interação, quem vêm aumentando, a cada dia.  

O nosso nobre cavalheiro contou todos os detalhes que saíram da boca da majestosa dama, naquela noite. “No período monitorado, houve um salto de 84% no número de pessoas que passaram a ver as postagens no Instagram, o engajamento na página aumentou em 315%, o que atraiu mais seguidores, uma marca de 70% a mais de novos inscritos”, comentou Isa Aires. 

Engana-se caro leitor, se pensa que a lady orquestrou tudo isso sozinha. Soube também, por fontes confiáveis, que outras pessoas de nossa sociedade se juntaram a ela para colocar em prática o plano gestado por um longo período. Surpreendentemente, uma nova lady recém-chegada ao nosso reino das Escolas do Futuro, comprou o embate e tem, desde então, emprestado sua genialidade a esse propósito. Veja, o que ela comentou em um chá da tarde, em um local altamente conhecido, onde seus discípulos vêm se reunindo com ela todos os dias. A novata não escondeu, de forma alguma, seu entusiasmo. Quem estava próximo ao grupo pôde ouvir tudo, com precisão. 

“É uma etapa extremamente vibrante do processo criativo, pois nos colocamos no lugar do estudante. Essa empatia nos permite entender como ele recebe a informação. Ver a comunicação ganhar vida e saber que a estratégia vai gerar uma conexão real com eles é o que me deixa mais entusiasmada”, confessou em alto e bom som, a intitulada diretora de artes do grupo rebelde, Laryssa Ribeiro.  

Lady Laryssa Ribeiro deixa para trás a comunicação tradicional e foca em novas estratégias de diálogo no Instagram (Foto: Yan Oliveira)

A jovem garota imbuída de mesma ousadia de sua mentora seguirá apimentando as publicações daquela página. Em risos estalados, ela confirmou o seu compromisso com a causa revolucionária. “A inserção de memes e de uma linguagem mais divertida não é apenas estética, é uma ferramenta poderosíssima de comunicação. Acredito que esse é o caminho mais eficaz para falarmos com nosso público e tratar do ensino, atualmente. Meu compromisso é unir informação e o repertório cultural do jovem, transformando o aprendizado em algo que ele sinta prazer em consumir e compartilhar”, bradou com entusiasmo.  

Ao que se sabe também, é que as primeiras impressões foram positivas. Há um público que tem gostado do que está vendo. O nobre Eduardo Viana, inclusive avaliou que os revolucionários estão bastantes atentos. O já seguidor da página das EFGs no Instagram disse em público “O marketing tá por dentro das fofocas”. Deveras, ele vai ver muito mais no decorrer dos próximos meses. 

Esta autora seguirá atenta a todas as mudanças e vai retratá-las com muita precisão para você, caro leitor. A temporada foi aberta e os ares vindos de outros territórios começaram a varrer nossas ruas e a contaminar a alta sociedade das Escolas do Futuro. Apesar das mudanças que catapultaram as vontades e desejos de nossos queridos comprovincianos, um caminho aparentemente sem volta, ainda nos resta a pergunta: quem será o diamante desta temporada?  

Creio que desta vez, o brilho surgirá não apenas de uma pessoa, mas na verdade, seremos inundados pelo brilho de muitos preciosos estudantes. Agora, só podemos esperar o tempo revelar os nomes daqueles que serão destaques nos cursos e formações profissionais. O primeiro passo foi dado, lady Aires e lady Ribeiro deixaram na história suas marcas. Vejamos quem embarcará com elas neste caminho de ousadia e transformação. 

Notícias

Leia outras Publicações!
25 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais

O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social

A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...

MAIS INFORMAÇÕES →

28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás

No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...

MAIS INFORMAÇÕES →

X
FALE COM A GENTE