Grupos de Pesquisa das Escolas do Futuro de Goiás publicaram 50 produções científicas em 2024 Publicado em: 31 de janeiro de 2025
Membros do GPIs participaram de eventos científicos em diversas cidades brasileiras, publicaram artigos em periódicos e comprovaram a potência das pesquisas desenvolvidas nas EFGs
Os Grupos de Pesquisa e Inovação (GPIs) das Escolas do Futuro de Goiás (EFG) encerraram o ano de 2024 com um total de 50 produções científicas vinculadas às pesquisas desenvolvidas por meio dos editais 01 e 02 do ano anterior. Um resultado significativo para a comunidade acadêmica. Dentre os destaques, estão sete artigos publicados em periódicos científicos, sendo um em Qualis B1, cinco em Qualis B2 e um em Qualis C. Outros seis artigos foram apresentados em congressos científicos, com um deles eleito como o melhor trabalho na área de Organizações e Sociedade no Congresso CASI 2024. Além disso, os GPIs participaram de eventos científicos nas cinco regiões do Brasil, com a presença de discentes bolsistas de iniciação científica, proporcionando-lhes a vivência e o compartilhamento do conhecimento científico.
Os Grupos, que atuam em todas as Escolas do Futuro ligadas à tecnologia em Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Mineiros, desenvolvem pesquisas aplicadas em áreas como marketing digital, inovação tecnológica, economia criativa e sustentabilidade. O objetivo é não apenas fomentar a pesquisa científica, mas também promover uma educação prática, contribuindo para o avanço do conhecimento nessas áreas.
Com o apoio do Governo de Goiás, as Escolas do Futuro estão se consolidando como polos de integração entre ciência e criatividade. Os resultados alcançados pelos GPIs em 2024 demonstram que as EFGs estão no caminho certo para se tornarem referência em pesquisa aplicada e inovação, contribuindo para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento sustentável do estado.