Primeiro Campeonato de Drone Soccer reuniu mais de 80 pessoas na Escola do Futuro Publicado em: 02 de outubro de 2024
Ainda nova, a modalidade esportiva será destaque na Campus Party, em novembro próximo
Com a proposta de unir educação, tecnologia, entretenimento e esporte, o primeiro Campeonato Estadual de Drone Soccer, realizado na Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, registrou 40 inscritos, que formaram 10 equipes de quatro competidores, e um público de 80 pessoas.
“Essa competição não somente despertou o interesse dos alunos pela robótica e programação, mas também mostrou o potencial das tecnologias emergentes na educação”, aponta o organizador do evento e professor na escola, Cleudo Edson.
Uma equipe de 20 pessoas, entre professores, técnicos e estudantes da escola, dedicaram tempo para pesquisa, testes e treinos para o campeonato. Essa equipe desenvolveu os drones dentro dos laboratórios da escola, conferindo a estas máquinas voadoras toda a robustez necessária para jogar, pois o drone ocupa o lugar da bola nesse campeonato.
No jogo, os participantes desenvolveram habilidades técnicas e estratégicas, pilotando drones em um ambiente controlado, com o objetivo de marcar pontos. De acordo com o professor, o campeonato incentivou a colaboração em equipe e o pensamento crítico, “pois os competidores precisaram lidar com desafios em tempo real, como controle de voo, velocidade, manobras complexas, e com a própria mecânica do jogo, em uma arena de 200 metros quadrados”.
As equipes competiram em três sets de três minutos, com o objetivo de marcar gols, passando o drone-bola pelo gol adversário, de forma aérea. Os times vencedores foram classificados do primeiro ao terceiro lugar.
A primeira colocação ficou com os competidores Thiago da Costa e Mariana Rodrigues. Ocupando a segunda colocação, a equipe formada por Cristiane Ribeiro, Ana Laura Martin, Renan Silva Vaz e Leandro Silva. E o terceiro lugar, Robson da Silva, Leonardo Borges, Fernando Alves e Yago dos Santos.
O uso de drones no contexto educacional vai além do entretenimento. “Ao integrar essas tecnologias no dia a dia da escola, a competição também reforçou a importância da preparação dos estudantes para o domínio de novas ferramentas tecnológicas”, lembra o professor Cleudo Edson.
Segundo o diretor da escola, Vinicius Seabra, o campeonato uniu a habilidade de pilotagem de drones com a estratégia em equipe, remetendo ao futebol tradicional, mas com uma abordagem futurista. “A proposta promoveu uma vivência com robótica e tecnologia de drones, estimulando o aprendizado prático e inovador”, afirma. A iniciativa reforça o compromisso do governo de Goiás em oferecer formação tecnológica e profissionalizante gratuita de qualidade.
Desenvolvido na escola, o futebol de drone, será um dos destaques da Campus Party Goiás 2024 que acontece do dia 27 de novembro a 1º de dezembro em Goiânia.