Encontro Docente das Escolas do Futuro reúne cerca de 150 pessoas no HUB Goiás Publicado em: 19 de janeiro de 2026
O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), a Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape-UFG) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoveram o Encontro Docente das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), nos dias 15 a 17 de janeiro, no HUB-Goiás, tendo como tema “Educar para o Futuro: Inovação, Inclusão e Protagonismo na Educação”. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre diretores, coordenadores e professores da rede de ensino e equipes das três instituições gestoras. Para celebrar esse importante momento de integração e debate, o Encontro Docente foi aberto ao som do violino de Gustavo Henrique Soares Nunes, integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França.

Em seguida à apresentação cultural, colaboradores das instituições gestoras fizeram uso da palavra. A diretora de Artes e Cultura do CETT-UFG, Flávia Cruvinel, avaliou que, a cada ano, o planejamento aprofundado que se faz durante o Encontro Docente tem garantido resultados positivos na Escola do Futuro. “O impacto dessas ações é visível em todas as unidades, com destaque para a expansão do programa Nart (Núcleo de Desenvolvimento Artístico), que já está presente em 13 municípios do interior e recebe, semanalmente, novos pedidos de adesão de prefeituras interessadas em levar a iniciativa para suas cidades.”
A diretora de Ensino do CETT-UFG, Daiana Pimenta, fez uma retrospectiva desde o momento em que o CETT assumiu o convênio das Escolas do Futuro. Segundo ela, no início, o nome Escola do Futuro soou um pouco distante e frio, mas avaliou que a proposta se consolidou como um ambiente educacional acolhedor. “O que antes parecia algo frio, agora é uma escola próxima, que acolhe alunos e comunidade.”
Para o gerente de Projetos da Funape, Bruno Machado Carvalho, a participação da UFG no projeto reforça seu papel social ao fazer parte de uma política pública educacional inclusiva. “Ao longo de um ano, percebemos o quanto as entregas foram relevantes. A Funape tem muito orgulho de participar desse projeto tão importante para a sociedade”, afirmou.

O subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio, ressaltou o impacto das Escolas do Futuro na visibilidade da pasta. Segundo ele, em 2025 a Secti registrou mais de seis mil menções positivas na mídia, sendo que metade delas está relacionada às Escolas do Futuro. “Esse resultado é mérito da Secti, do CETT, da Funape e, sobretudo, dos administradores, professores e alunos que estão na ponta e fazem as entregas acontecerem”, destacou.
Bonifácio anunciou ainda a adequação do Labibe Faiad, em Catalão, que pertencia ao Colégio Tecnológico e agora se tornou uma Escola do Futuro. A unidade está passando por uma grande reforma, com previsão de entrega para o início de 2027. Ele informou que a instituição vai continuar com a formação em artes, mas também irá oferecer o ensino de tecnologia. Além disso, o subsecretário comentou que há planos de expansão da rede para outros polos regionais e que já tramita na Secretaria de Educação o projeto para a oferta de um curso de inteligência artificial.

Outro destaque apresentado foi o Programa Oásis, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secti, voltada à transformação de escolas da rede estadual em laboratórios vivos de sustentabilidade e inovação climática. Conforme explicou a analista de Sustentabilidade da Secti, Lara Mota Corinto, o programa tem como objetivo transformar as Escolas do Futuro e outras instituições de ensino em centros de inovação bioclimática.
A primeira fase do Programa Oásis está prevista para o segundo semestre de 2026 e inclui a implementação de soluções práticas para adaptação climática. Entre as ações previstas está a instalação de estações experimentais ao ar livre, como estações meteorológicas automatizadas, que vão ser usadas para capacitar professores e ampliar o aprendizado dos alunos em educação ambiental.
O superintendente de Inovação do Hub Goiás, Johnny Laranjeira, destacou a importância da integração entre as instituições, dentro do Pacto Goiás pela Inovação. Ele citou como exemplo a conexão entre Escolas do Futuro, Hub Goiás e a Fapeg. “Um aluno da Escola do Futuro pode desenvolver um projeto, incubá-lo no coworking do Hub Goiás e contar com recursos da Fapeg para avançar”, exemplificou. Segundo Laranjeira, esse ecossistema reúne as etapas de mapeamento, ativação, integração e globalização, todas com ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para demandas reais da sociedade.

Uma educação humana, técnica e cidadã
No segundo dia, o evento foi iniciado com uma palestra da equipe da Gerência de Fiscalização e Concessão de Benefícios Sociais, informando as regras, prazos outras orientações referentes à Bolsa Profissionalizante, política pública criada para garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica até a conclusão dos cursos. Atualmente, 3.682 alunos das EFGs recebem a Bolsa Profissionalizante, totalizando um investimento de R$ 1.173.850,00 por mês.
Um ponto de destaque da palestra foi a solicitação para que os docentes orientem os alunos no processo interno de inscrição para obtenção da bolsa e reforcem com eles as condições de permanência no programa, como a frequência mínima de 75%, a obtenção de nota igual ou superior a 6,0, entre outras. Além disso, foi reiterada a responsabilidade do corpo docente com a precisão e a pontualidade na alimentação do Sistema de Gestão Integrada Acadêmica (SIGA), onde são inseridos todos os dados relativos à trajetória escolar de cada estudante.

Após a palestra, os docentes foram divididos em quatro grupos para as oficinas, que debateram os seguintes temas: Repositórios e Referatórios de Objetos de Aprendizagem e outros Recursos; Educação Inclusiva; Desenvolvimento de Pessoas e Protagonismo Estudantil; Ambientes de Inovação e Aprendizagem; e Educação Integral e Gestão da Sala de Aula: Estratégias Integradas para a Formação Humana, Técnica e Cidadã na Escola do Futuro.

E para encerrar a formação deste ano, na manhã do último sábado, professores, coordenadores e servidores administrativos das Escolas do Futuro foram convidados a refletir sobre a importância da profissionalização técnica estar atrelada à Educação Integral. De acordo com a professora da Faculdade de Educação da UFG, Dra. Fernanda Barros, que esteve à frente do encontro, é necessário que professores e gestores escolares desenvolvam o trabalho em sala de aula a partir da formação que vislumbre, ao mesmo tempo, as perspectivas humana, técnica e cidadã.
“Mais do que nunca, precisamos construir práticas em sala de aula que contribuam para a formação integral dos estudantes, lançando mão de estratégias para o desenvolvimento humano, técnico e cidadão. É importante superarmos a dualidade entre o saber e o fazer, que por muito tempo foi utilizada como diretriz para o ensino em nosso país, em que se separava as formações voltadas à reflexão e à prática de uma profissão. Para garantirmos a autonomia desses estudantes no mercado de trabalho e na vida, as formações precisam conjugar esses dois campos, onde serão desenvolvidas tanto as competências técnicas, quanto a consciência crítica desse profissional, o que tem sido feito na rede estadual”, argumenta a palestrante.

Além dessa preocupação, a professora destacou que os educadores precisam, ainda, conhecer e trazer para sua prática diária a realidade de cada estudante. Essa orientação foi lembrada pelo professor da EFG Raul Brandão de Castro, de Mineiros, Guilherme Dias, como um dos pontos marcantes daquela manhã. “Saio hoje, dessa formação, com o coração aquecido e muito agradecido por ouvir as palavras da professora Fernanda, que foram muito enriquecedoras. Me chamou muito atenção, a orientação de que precisamos olhar para os estudantes e compreender a realidade de onde eles vêm para que, dessa maneira, possamos trabalhar, individualmente, para atender as expectativas e as necessidades de cada um, já que eles trazem bagagens de vida completamente distintas”, narra o professor emocionado, descrevendo o resultado alcançado após o encontro.
Guilherme Dias conta, ainda, que espera proporcionar condições para transformar a vida de muitos de seus futuros alunos neste ano. “Eu me tornei professor da Escola do Futuro há pouco mais de três meses e estou muito empolgado para contribuir com os novos estudantes. Quero fazer para eles o que a EFG fez na minha vida. Eu era um simples aluno há três anos, quando realizei meus primeiros cursos na unidade. Saí de lá com a certeza de que voltaria. Dizia que um dia eu iria trabalhar na Escola e eu consegui. Agora, quero ser esse agente de transformação, assim como a Escola do Futuro foi na minha vida”, ressalta o professor que vai trabalhar com Cibersegurança, Framework, Front-end e Back-end.

O diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha, considera que, mais uma vez, o Encontro Docente foi um momento fundamental para alinhamento das práticas pedagógicas. "Além do incentivo à promoção da inclusão e do protagonismo estudantil, com a criação de espaços de diálogo, foi um momento de debate de novas diretrizes alinhadas às transformações do mundo do trabalho, para que haja a efetivação de práticas pedagógicas convergentes com a missão da rede de ensino, que é a promoção da educação profissional tecnológica com a máxima qualidade. Assim seguiremos em 2026”, declara.
Texto: Ana Maria Morais e Wéber Félix
Imagens: Ana Maria Morais, Isa Aires e Wéber Félix
Notícias
Leia outras Publicações!
25 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais
O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás ...
28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Escola do Futuro de Goiás leva oportunidades de educação e tecnologia a Mineiros durante o Feirão do Goiás Social
A Escola do Futuro de Goiás marcou presença no Feirão do Goiás Social, realizado na cidade de Mineiros nos dias 22 e ...
28 de março de 2024 - 8 min de leitura -
Inauguração da Escola do Futuro Raul Brandão em Mineiros impulsiona a formação profissional em Goiás
No último sábado, dia 23 de março, foi inaugurada a unidade da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (EFG)...
X

