fbpx
Basileu França é destaque internacional

Basileu França é destaque internacional

As Escolas do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França (EFG) realizou, entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2022, a seletiva brasileira classificatória do Youth America Grand Prix (YAGP). A competição, que é considerada o maior festival de balé do mundo em ofertas de estudo para bailarinos, foi realizada nas instalações do Teatro Basileu França, em Goiânia, com apresentação de mais de 500 bailarinos do Brasil, México, Chile e Argentina. 

O evento inédito em Goiás, selecionou ao todo 13 representantes da EFG Basileu França para representar Goiás e o Brasil no Grand Prix de Balé, que será em abril deste ano, entre os dias 12 e 19, na cidade de Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos.   

 

Youth America Grand Prix (YAGP) – Foto reprodução: Basileu França

Confira os nomes dos selecionados para a competição nos EUA: 

 Miguel Oliveira - (Prix Sênior)

Alessandro Loiola - (Prix Pré)

André Marra - (2º lugar Sênior)

Giovana Nascimento - (2º lugar Sênior)

Nattalia Tiemi - (2º lugar Sênior)

João Pedro - (1º lugar Júnior)

Manoel Neto - (2º lugar Júnior)

Antônia Manrique - (2º lugar Júnior)

Vivien Palmer - (2º lugar Pré) 

Júlia Souza – (Júnior)

Maria Luiza Loberto – (Sênior) 

Maria Eduarda Carvalho - (Sênior) 

Yasmin Arafe - (Sênior) 

Além de classificar os bailarinos para a fase final do Grand Prix YAGP, a Escola Basileu França também enviou um representante para a disputa do Prix de Lausanne 2022

O evento existe desde 1973, e este ano foi realizado entre os dias 31/01 e 06 de fevereiro, na Suíça. O festival concede, aos vencedores, bolsas de estudos nas áreas de balé e dança contemporânea. 

Foram 81 inscritos e 70 participantes no festival, destaque para os 2 brasileiros que brilharam nos palcos europeus: a mineira Luciana Sagioro (3ª colocada no Prix) e Miguel Oliveira (eleito o Melhor Talento Jovem da competição). Miguel, de apenas 16 anos, já passou por grandes espetáculos de dança como o Festival de Dança de Joinville e atualmente faz preparação na EFG Basileu França na capital goianiense.

 

Miguel Oliveira, no Prix de Lausanne, na Suíça – Foto reprodução: Gregory Batardon

Apesar da pouca idade, o jovem se destaca nas seletivas realizadas pela escola para competições internacionais. A bolsa de estudo e a vaga na School Ballet - John Neumeier, em Hamburgo, na Alemanha, conferida pela premiação do Prix de Lausanne, vai possibilitar, ao prodígio, aprimorar ainda mais suas técnicas e habilidades nos principais festivais de balé pelo mundo.   

Se você tem interesse em começar uma carreira no balé ou em outra área artística, fique atento ao nosso site: efg.org.br ou procure a Escola do Futuro de Artes Basileu França, no Setor Leste Universitário em Goiânia.  

 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10