fbpx
Cresce a demanda pela educação a distância e on line nas Escolas do Futuro de Goiás

Cresce a demanda pela educação a distância e on line nas Escolas do Futuro de Goiás

Num período de 18 meses, mais de 5 mil candidatos se matricularam nas EFGs. Até 30 de maio, interessados podem se inscrever para um dos cinco cursos ofertados 

Meio de formação escolar moderno, confortável e acessível a milhares, a educação profissional nas modalidades EaD (a distância) e on line  chegou para ficar e, segue em um ritmo crescente em todo o mundo. Nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), a realidade não é diferente. 

As estatísticas de procura e acesso aos cursos são altas. “Esse modo de aprendizagem facilita a vida do estudante ou do profissional que quer agilizar seu nível de instrução e o alto interesse se assenta na comodidade e na redução de custos com deslocamento e alimentação, por exemplo”, aponta a gerente de EaD, das Escolas do Futuro, Tânia Ribeiro.

Isso explica o fato das escolas do futuro, terem num período de 18 meses, mais de 5 mil matrículas no ensino a distância e on line. “Os cursos são de alto nível para que o candidato possa enriquecer o currículo de modo a atender a uma demanda emergente do mercado de trabalho por conhecimentos tecnológicos”, endossa a gerente.  

Desde a abertura das unidades das EFGs, focadas na educação tecnológica, os cursos totalmente gratuitos contribuem para a mudança do panorama do ensino, ao permitir a inclusão, a democratização do conhecimento e o desenvolvimento de competências. “Hoje o interessado busca e encontra liberdade para estudar de onde estiver e quando quiser.”

Lançados semestralmente, os editais voltados para a modalidade EaD e on line trazem cursos técnicos, de capacitação e qualificação, nas unidades das Escolas do Futuro situadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto e, a partir de abril, também em Mineiros. As turmas são formadas de acordo com os requisitos dos editais que trazem um quantitativo variável de 30 a 90 vagas, em três turnos.

“Todo o suporte oferecido pelas EFGs contribui com o processo de aprendizagem”, reitera a gerente Tânia Ribeiro. Ela explica que na modalidade on line, por exemplo, professor e aluno interagem por meio dos recursos da plataforma digital. “São usados computadores, smartphones, tablets, um ferramental interessante e condizente com o público cada vez mais conectado.”

Já no EaD, o candidato estuda virtualmente e encontra na modalidade a praticidade e autonomia para absorver o conteúdo na hora que quiser, com parte das aulas gravadas. De acordo com Tânia, 20% das aulas são presenciais em laboratórios para atender a legislação e ao que é proposto dentro do curso. A plataforma Moodle, bem intuitiva, é repleta de recursos incentivadores do estudo. 

Conectados com a nova realidade de profissões, os cursos atendem a demandas específicas do setor produtivo e são destinados a quem deseja uma ocupação de mercado a médio e longo prazo.  Até 30 de Maio/23 candidatos podem se inscrever nas seguintes opções de capacitação - Canais de Vendas; Logística para E-Commerce; Fotografia para Mídias Digitais; Gravação e Edição de Vídeos para Mídias Digitais; e Sistemas de Computação. Cada formação tem disponível 80 vagas.

Na linha de capacitação, as inscrições seguem em fluxo contínuo de acordo com a vigência do edital, até 30 de maio. Isso significa que a convocação e o início imediato das turmas se dão quando o quantitativo necessário de inscritos for alcançado, ou seja, se formar turma o curso é realizado. 

Dicas de como estudar EaD/On line: 

  • Tenha um lugar confortável e materiais organizados;
  • Planeje os estudos;
  • Tenha disciplina e estude um pouco todos os dias;
  • Crie um cronograma de estudo conforme sua disponibilidade de horário;
  • Crie lista de prioridades para acompanhar as atividades, entregar trabalhos ou provas;
  • Crie um grupo de estudos, isso ajuda na troca de ideias e conhecimentos.
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10