fbpx
Alunos da Escola do Futuro de Goiás participam de campeonato nacional de robótica em Brasília

Alunos da Escola do Futuro de Goiás participam de campeonato nacional de robótica em Brasília

Com o tema Charged Up, a First Robotic Competition (FRC) é considerada o maior festival de robótica educacional  

Quinze alunos, da Escola do Futuro de Goiás (EFG) José Luiz Bittencourt, em Goiânia, se preparam para embarcar rumo a Brasília (DF), para representar Goiás na First Robotics Competition (FRC). O evento ocorrerá de 16 a 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

A temporada 2023 segue o tema Charged Up, na qual os estudantes são convidados a usar o poder da engenharia para garantir acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos. A novidade desta edição da competição é que, ao invés de bolas, cubos e cones marcarão os jogos na arena.

Na categoria FRC, para jovens de 16 a 25 anos, a equipe da EFG, composta por 11 meninos e 04 meninas, que vem treinando desde o ano passado, viverá a experiência desafiadora de construir um robô autônomo e de porte industrial, com até 55kg e 1,5 metro de altura. Na arena, as equipes formam alianças e o objetivo é alcançar o maior número de pontos.

Para competir, a equipe usa conhecimentos de engenharia, criatividade, pensamento crítico e programação na construção do robô, personagem que será comandado pelos estudantes no cumprimento das missões e desafios da competição, na arena.

“Preparar os alunos é uma missão gratificante, pois ao mesmo tempo em que fazemos um trabalho educativo, todos absorvem ricas experiências e já acumulam conhecimentos que farão diferença em relação à vida profissional da equipe”, diz o professor Jefferson Lorençoni, que acompanhará a equipe.

Segundo Lorençoni, as expectativas são as melhores possíveis, pois os alunos treinaram bastante e foram estimulados a trazer novas conquistas tanto para a escola quanto para suas vidas. “Vemos a FRC como a competição de alto nível e estímulo à entrada do jovem na área de robótica, pois é uma competição prática que oportuniza ao estudante operacionalizar o que aprendeu dentro das Escolas do Futuro, espaço onde eles adquirem conhecimento técnico e tecnológico”.

Gabriel dos Santos, de 18 anos, é um dos integrantes da equipe que vai participar da competição. Responsável pela mecânica do robô, ele afirma que as expectativas para o evento são as melhores. “Esperamos trazer o título e levar ainda mais longe o nome da Escola do Futuro de Goiás”, diz.

Grazielle Alins, de 16 anos, faz parte da documentação de equipe e diz que o grupo está bastante ansioso e com as expectativas altas. “Nessas últimas semanas trabalhamos muito fazendo treinamentos e ajustes de falhas para não termos imprevistos na competição. Queremos muito esse título da FRC para participar da etapa mundial, em Houston (EUA).”

 O que é a FRC? 

A FIRST Robotics Competition (FRC) é conhecida como a olimpíada da robótica. A competição internacional da organização sem fins lucrativos FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia. Alunos do ensino médio formam equipes compostas por pelo menos 10 estudantes, que, com apoio de técnicos e mentores, constroem um robô para enfrentar o desafio da temporada na arena.