fbpx
Marketing, gestão e robótica são destaques em evento para mulheres

Marketing, gestão e robótica são destaques em evento para mulheres

Professoras das Escolas do Futuro destacaram o marketing e ferramentas de gestão para mulheres dentro de empresas ou atividades empreendedoras. Alunas da robótica (foto) demonstraram suas criações dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, em evento da Secretaria de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia 

 

O evento promovido nos dias 8 e 9 de março pelo governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher homenageou o público feminino com a exposição de conteúdos relevantes e alinhados com diversas áreas como empreendedorismo, tecnologia, inovação e outras temáticas especiais, como liderança e gestão de negócios. O momento contou com a participação das Escolas do Futuro.

Nos dois dias, as mulheres foram protagonistas da iniciativa inspiradora que marcou data. Professoras, estudantes, pesquisadoras e profissionais integraram rodas de conversas, workshops, palestras e debates num momento de interação e troca de experiências e histórias de vida e de carreira. 

As Escolas do Futuros do Estado de Goiás (EFG) tiveram presença relevante na programação, por meio das unidades EFG José Luiz Bittencourt (Goiânia) e EFG Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia).  No dia 8, com o tema ‘O Protagonismo das Mulheres no Marketing’, a supervisora dos cursos de EaD da escola José Luiz Bittencourt, Wilma Freire, conduziu roda de conversa na qual cinco convidadas, profissionais celetistas e empreendedoras atuantes, expuseram suas trajetórias no mercado de trabalho.

Conforme disse Wilma Freire, o marketing guarda inúmeras possibilidades para as mulheres no âmbito profissional, pois utilizando dos conceitos e práticas elas podem criar, inovar e apresentar soluções inteligentes e aplicáveis nas ocupações mercadológicas.  “Da criação, passando pela gestão à atuação autônoma, esta área ao mesmo tempo que é desafiadora é, também, inovadora. Contudo, exige preparo, estudo e dedicação para lidar com credibilidade diante da clientela e suas demandas”. 

Daniela Rocha, professora da unidade Luiz Rassi, abordou a Modelagem de Negócios em Canvas. De acordo com ela, o conhecimento dos princípios e aplicação da ferramenta permitem desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes, tanto nas atividades dentro de uma empresa quanto no empreendedorismo. “O canvas é solução eficiente que ajuda o empreendedor a visualizar melhor as questões estratégicas do negócio, apresentando praticidade em análises das atividades presentes e futuras”, explica.

Segundo a professora, falar de canvas é falar de mudanças nos negócios da mulher de forma a fazer as atividades profissionais crescerem pautadas no planejamento e assertividade. “Com a ferramenta elas formatam e analisam todo o negócio ou atividade, dando maior perenidade às iniciativas”.

Já no dia 9, foi destacado o ‘Papel das Escolas do Futuro no Empoderamento Feminino’, sob condução da diretora da EFG José Luiz Bittencourt, Marilda Faria. “Mais do que preparar o jovem para o universo da tecnologia, as escolas ensinam meninos e meninas a amar o que fazem, a moldar suas personalidades de modo a ganhar autonomia e autoridade sobre si mesmos e seus futuros”. Ela salientou que as escolas atuam para transformar vidas socialmente. 

O grupo de robótica (ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs), da EFG Luiz Rassi tratou do relevante crescimento das mulheres nesta área científica, e do avanço da robótica em setores específicos como a medicina. As alunas do ‘Grupo de Robótica Rassilianos’, expuseram suas invenções demonstrando que mulheres são exímias cientistas.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10