fbpx
Governo inaugura laboratórios na Escola do Futuro Luiz Rassi
Foto: Célia Oliveira

Governo inaugura laboratórios na Escola do Futuro Luiz Rassi

Os espaços atendem aos cursos de tecnologia, inteligência artificial e robótica 

Um total de nove laboratórios e dois ambientes de inovação destinados a cursos gratuitos ministrados pela Escola do Futuro Luiz Rassi, estão disponíveis à comunidade estudantil e empresarial de Aparecida de Goiânia. A estrutura foi inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira (24/2).

Em operação há 18 meses, a unidade conta com laboratórios de robótica, eletrônica, automação, criativo, inteligência artificial, e-Sports, informática, STEAM (plataforma de jogos digitais); e, espaços de pré-incubação, coworking e inovação.

“Todo o investimento nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás significa apoio a atenção para que os jovens sejam mais competitivos e possam se colocar com maior adequação no mercado de trabalho”, disse Caiado, ao acrescentar que Goiás tem hoje 26 laboratórios de robótica. “Isso é exemplo do que pode ser feito pela educação.”

Segundo o governador, a EFG Luiz Rassi é modelo de educação tecnológica para o estado e outras localidades, pois possui ambientes e ferramental modernos. “Temos computadores e equipamentos de última geração, cursos de inteligência artificial, e o que há de mais atual em tecnologia e inovação”, apontou. Caiado comentou ainda que Goiás oferece ao jovem algo que a comunidade, de forma geral, nunca imaginara ver em escola pública. “A educação tem que transformar vidas”, enfatizou antes de percorrer as instalações e conferir os recursos disponíveis aos estudantes, empresas, empreendedores e startups

Presente na inauguração, o vice-governador Daniel Viela, declarou o projeto das Escolas do Futuro como “extraordinário”, considerando que a administração pública necessita acompanhar as tendências e se conectar com o futuro.

“A Escola do Futuro é um projeto que orgulha a secretaria. Nasce com o intuito de preencher as inúmeras vagas ligadas à tecnologia da informação que estão disponíveis no Brasil”, destacou o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

Administradas por convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal de Goiás (UFG), representada pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia – CETT, e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), as Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs),  são motivos de orgulho para a diretora executiva da Funape, Sandramara Chaves. “Para nós é alegria chegar a este momento e ver os desafios superados, desde as reformas físicas à montagem dos espaços das escolas que se tornaram modelo para Goiás e outros estados”.

Foram investidos R$ 45 milhões em reformas das unidades das escolas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso de Goiás. Estas duas últimas serão entregues ainda no primeiro semestre deste ano.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10