fbpx
Escolas do Futuro de Goiás incentivam participação de meninas na Ciência

Escolas do Futuro de Goiás incentivam participação de meninas na Ciência

A robótica também é lugar para elas, que no curso de capacitação representam a maioria na turma. As inscrições seguem abertas de modo contínuo até a vigência do edital. Isso quer dizer que as aulas se iniciam quando uma turma é formada 

Uma sala de aula repleta de meninas mergulhadas em atividades científicas, aprendendo e aplicando conhecimentos ligados à inteligência digital e robótica, ensino cada vez mais presente nas escolas e no dia a dia dos estudantes.

Essa é a realidade na Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, com o curso de Robótica, ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs. A capacitação estimula o interesse das meninas pela ciência, além de dar visibilidade a elas, futuras profissionais, que poderão atuar no campo das transformações. 

De 30 jovens com idade entre 16 e 18 anos integrantes da última turma do curso de robótica, na unidade de ensino, 27 eram mulheres. “Isso equivale a 90% do grupo”, aponta o coordenador dos Serviços Tecnológicos e Apoio a Inovação (STAI) da unidade, Vítor Vinícius, ao acrescentar que o acesso ao curso indica avanço nos termos de difusão de conhecimentos e em oportunidades de igualdade no mundo do trabalho.

Na grade da capacitação, oferecida gratuitamente, as meninas aprendem a montar robôs, pesquisam sobre matemática, física, eletrônica, programação e logística de códigos, desenvolvendo habilidades que farão diferença em suas carreiras profissionais. A robótica faz com que os estudantes tenham uma maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos jovens. A programação de robôs também está ligada à uma série de benefícios para a qualidade do ensino. “Essa prática está se tornando comum nas escolas, pois aproxima os estudantes das tendências tecnológicas", comenta o coordenador.

Desde 2021, as Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) ensinam robótica incentivando a aprendizagem de disciplinas específicas de forma atrativa, abrindo espaço para que meninas avancem na ciência e conquistem lugar no mundo da robótica.

Robótica 2023 

As inscrições para esta capacitação oferecida gratuitamente nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás, seguem abertas, de modo contínuo, no site www.efg.org.br

Os interessados podem se inscrever a qualquer hora dentro da vigência do edital de capacitação que vai até 03/05/23. Dentro deste período várias são formadas. As aulas iniciam quando uma turma é composta com no mínimo 30 interessados.

As unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Santo Antônio do Descoberto dispõem do curso. 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10