fbpx

Estudantes da Escola do Futuro de Goiás participam da Iron Cup 2022

Alunos das EFGs José Luiz Bittencourt e Luiz Rassi participam juntos pela primeira vez de uma competição de robótica nacional   

Uma equipe de estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFG) participam, a partir desta sexta-feira (14), em Santa Rita do Sapucaí (MG), da 6ª edição da Inatel Robotics National Cup, a IRONCup. A competição de robótica é realizada desde 2015 pelo instituto. A edição deste ano deve reunir cerca de 500 estudantes e mais de 220 robôs que vão disputar o título em 13 categorias até domingo (16). 

A delegação embarcou na manhã de quinta-feira (13), para Minas Gerais e vai participar do torneio, que vai até domingo (16). De forma inédita, um total de 19 integrantes, sendo 13 da EFG José Luiz Bittencourt e seis da EFG Luiz Rassi, participam da competição. A equipe segue coordenada pelo professor Jefferson Lorençoni de Morais e pelos coordenadores de Inovação, Vitor Vinicius e Vitor Hugo. Os estudantes das unidades construíram três robôs que vão competir em duas categorias diferentes: Segue-Linha e Sumô de Robôs. 

Delegação das Escolas do Futuro que vai competir na Iron Cup 2022, em Minas Gerais

Durante três dias de competição, os estudantes vão mostrar suas habilidades na construção de robôs e interagir com outras equipes promovendo troca de experiências nos projetos de tecnologia e inovação. 

Segundo o Jefferson Lorençoni, da EFG José Luiz Bittencourt, a troca de experiências entre as equipes é o principal ganho de todos os participantes do evento. “Os meus alunos têm a expectativa de ganhar uma experiência sadia e aprender com as novas tecnologias que vem surgindo. Com essa evolução pessoal, eles acreditam que podem ajudar a sociedade no futuro.”  

As competições foram divididas em seis categorias: Futebol VSS, Futebol 2D, Sumô Mini Autônomo, Sumô LEGO, Sumô Mini RC e Hockey, sendo as três primeiras conduzidas no Inatel e as demais nas instituições parceiras.

Este é o quarto evento de robótica em que a Escola do Futuro participa. A primeira participação ocorreu em novembro de 2021, quando os alunos estiveram do 1° Torneio de Robótica de Arrancada Unigoyazes, a segunda atuação foi entre os dias 15 e 19 de junho, na Campus Party Goiás 2022, e a terceira foi na FIRST Robotics Competition - FRC 2022, de 5 a 8 de agosto, no Rio de Janeiro.  

Os vencedores do torneio vão se classificar para outras competições nacionais em cidades a serem definidas após o encerramento da Iron Cup. Além disso, os melhores colocados também receberam convites exclusivos para participar de festivais internacionais de robótica em países como Estados Unidos, Chile e Espanha.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10