fbpx

EFG em Artes Basileu França abre exposição para a comunidade

A mostra “Mente Cria - Conexões do Cerrado à Fábrica” das crianças da Arte-Educação está exposta na Galeria de Arte Basileu França. O público pode apreciar as 130 obras até esta sexta (24/06), às 17h. O acesso é gratuito!

A exposição coletiva promovida pela Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e gerida pela UFG, apresenta trabalhos voltados para o resgate da arte indígena. São objetos artísticos, recortes, colagens, instalações, pinturas em telas, uso de elementos naturais do cerrado e outras técnicas mistas.

Design sem nome 38

Foto reprodução: Cinthia Oliveira

“Mente Cria – Conexões do Cerrado à Fábrica” é o nome da exposição. Ela tem como base o projeto pedagógico 2022 “ Tupi or Not Tupi? - Meu Brasil é Pindorma”, que aborda o centenário da Semana de Arte Moderna. O objetivo foi trabalhar as artes visuais buscando retratar e, ao mesmo tempo, despertar o olhar das crianças sobre a utilização dos elementos da natureza nas produções artísticas e seus encontros com o cenário moderno.

“As crianças estão muito empolgadas em ver suas produções expostas, se comprometeram e se empenharam nas produções. Só há expectativas boas. Ver uma galeria com obras feitas por crianças de 5 a 9 anos é uma experiência incrível’, explica a coordenadora do curso de Arte-Educação, Helaine Paula e Souza.

A organização da exposição espera que o público reflita sobre as conexões entre a natureza e a modernidade. “O uso de elementos naturais, bem como as ideias de produção e arte dos povos originários e a ruptura advinda do processo de industrialização”, finaliza Helaine Paula.