fbpx

Primeiro concerto da Temporada 2022 da OSJG acontece nesta quinta-feira (24)

A “9° Sinfonia de Antonín Dvorák” e o “Concerto para Violino de P. I. Tchaikovsky” estão na programação.  O Teatro Escola Basileu França vai abrir às 19h30 e a entrada do público será por ordem de chegada. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realiza nesta quinta-feira (24), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, o concerto de abertura da “Temporada 2022”. O espetáculo aberto a comunidade terá como convidado, o solista Renan Gonçalves. O violinista já atuou como solista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e, atualmente, integra a orquestra do Teatro São Pedro, na cidade de São Paulo.  

2479ed2a df57 4dc0 9b3d 29f3067b0b08

Foto reprodução: Cinthia Oliveira

Para esse concerto, será admitida a entrada gratuita de até 350 pessoas. Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 deverão ser cumpridos. O público presente vai ter acesso a uma das sinfonias mais consagradas do repertório orquestral: "Do Novo Mundo", 9° Sinfonia de Antonín Dvorák. Nesta sinfonia, Dvorák cria uma espécie de linguagem multicultural, quando mescla a utilização dos temas boêmios, característicos de sua terra natal, com elementos folclóricos norte-americano, como o negro spirituals.  

“Esse concerto marca o início dos trabalhos da OSJG e dos Grupos Sinfônicos da EFG em Artes Basileu França. O ano passado tivemos mais de 100 concertos e apresentações e estamos muito felizes de começar esse ano com boas perspectivas. Até mesmo porque estamos vivendo um novo momento de convívio social”, afirma o maestro Eliel Ferreira.   

O programa conta ainda com o emblemático “Concerto para Violino de P. I. Tchaikovsky”, que é considerado um dos mais difíceis já escritos para o violino. “Quando Tchaikovsky escreveu o concerto para violino, quis explorar ao máximo as possibilidades virtuosísticas do instrumento. Além disso, manter uma atmosfera de muita elegância, dançante, de balé, que é uma característica que permeia toda a sua música”, explica Renan Gonçalves.   

Essa será a primeira apresentação do solista em Goiânia. Ele diz estar empolgado por fazer música junto com a OSJG. “Música é vida, é saúde, enriquece a nossa alma. É uma das coisas que nos mostram que não estamos aqui somente para ‘sobreviver’, mas para viver plenamente e nos conectar uns com os outros no mais genuíno sentido da palavra. A música tem esse poder”, diz emocionado.

SERVIÇO

Concerto de Abertura da Temporada 2022 da OSJG  

Data: 24/02
Horário: 20h
Local: Teatro Escola Basileu França
Endereço: Av. Universitária, nº 1750 – Setor Leste Universitário
Entrada Franca!