fbpx

Filarmônica faz concerto comemorativo

Esse é um momento extremamente importante para a Filarmônica e para a cultura goiana” destaca o regente titular da orquestra, Neil Thomson.

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza nesta quinta-feira, (17/03), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, o segundo concerto da Temporada 2022, intitulado: “Raízes”. O espetáculo tem o tom comemorativo, pois o primeiro CD da orquestra pelo selo Naxos, já está disponível para toda a população (Naxos Streaming, Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music).

O álbum conta com duas sinfonias completas do compositor Claudio Santoro. De acordo com o maestro esse CD faz parte do Projeto Brasil em Concerto, do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), que gravará aproximadamente 100 obras sinfônicas brasileiras dos séculos 19, 20 e 21 para divulgação no exterior. “O mundo vai poder ver que, finalmente, Goiás tem uma orquestra de qualidade internacional”, afirma o maestro. 

Neil Thomson explica ainda que a gravação foi uma experiência incrível para os músicos. “A música de Santoro é extremamente poderosa: dramática, expressiva e tecnicamente muito difícil. Foi um grande desafio para todos nós, mas os músicos responderam magnificamente”, completa.

 Design_sem_nome.jpg

Foto reprodução: Victor Ferreira

Concerto

A população vai assistir esse concerto, que marca o momento de celebração para a OFG, com um programa de músicas românticas. “Músicas que alimentam a alma das pessoas e que transmitem uma sensação de bem-estar e amor. O mundo precisa disso nesse momento! ” Enfatiza o maestro.

A abertura do concerto será com a obra de Fanny Mendelssohn. Na sequência o elegante “Madrigal-Pavana”, do compositor brasileiro Francisco Braga. Seguindo a programação, “Ballade” de Samuel Coleridge-Taylor promete emocionar o público. E, para fechar a noite a “Primeira Sinfonia” de Johannes Brahms.

Governo de Goiás

Atualmente, a Filarmônica integra o projeto da Escola do Futuro em Artes Basileu França. A instituição de ensino é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Goiás está ajudando a suprir uma lacuna na difusão internacional do repertório brasileiro de música de concerto. Agora, não só os brasileiros, mas o público mundial poderá conhecer uma obra complexa e moderna, gravada por uma das melhores filarmônicas do país”, afirma o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.

Além de Cláudio Santoro, a OFG ainda gravará as sinfonias completas de José Siqueira e as obras orquestrais de Edino Krieger e César Guerra-Peixe.

SERVIÇO

Concerto Comemorativo da OFG
Quando:
quinta-feira (17/03)
Horário: 20h (entrada a partir das 19h30)
Local: Teatro Escola Basileu França
Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Leste Universitário
Entrada franca!

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10