Apresentação

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) celebra a mais nova etapa da Educação Profissional e Tecnológica em Goiás. Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Governo de Goiás reestruturou sua rede de ensino - pós-graduação, superior de tecnologia, técnico de nível médio, capacitação e qualificação profissional –, desde a estrutura física até a pedagógica.

São ofertados cursos distribuídos em três eixos tecnológicos: Design e Cultura; Informação e Comunicação; e Gestão e Negócios. 

O objetivo é elevar os níveis educacional, científico e tecnológico no Estado, contribuindo, por meio do aumento da empregabilidade, para redução das desigualdades sociais.  

 A proposta das EFGs é atender as demandas de formação de profissionais que dominem tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, internet das coisas, big data, data science, robótica, STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), dentre outras. Esta é uma maneira de fomentar o desenvolvimento e a construção da articulação e interação entre as demandas da Indústria 4.0 e da Educação 4.0 e 5.0.

As ações realizadas nas Escolas do Futuro subsidiarão a elaboração, desenvolvimento e disseminação de propostas pedagógicas inovadoras (metodologias ágeis e ativas), além da produção de materiais e soluções para combinar a relação entre a teoria e a prática em ambientes educativos, qualificação de futuros formadores e o atendimento às demandas dos processos de inovação tecnológica do setor produtivo.

As EFGs também farão o papel de uma pré-incubadora de empresas e/ou startups, por meio das STAIS - Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação. Tendo como foco atividades relacionadas às demandas da região (porém, sem restringir as ações à sua localidade), e desenvolvidas numa infraestrutura alinhada às necessidades de seus usuários, disponibilizando espaços para instalação de pré-incubadoras de empresas, startups e coworking.

 

 

ufg footer logo sedi footer logo

acesso