PRESENCIAL

O ensino presencial é aquele no qual o professor interage com os estudantes e compartilha o conteúdo de determinada disciplina ou curso em um espaço físico, como salas de aula e laboratórios. Essa modalidade é a mais tradicional em solo brasileiro.

No ensino presencial, os estudantes precisam comparecer ao local de ensino fisicamente e a aprovação em disciplinas/cursos também depende da frequência, que deve ser de no mínimo 75%. Nesta modalidade, os estudantes estudam em turnos pré-estabelecidos, como matutino, vespertino, noturno e integral, além disso, o ensino segue um calendário específico, que condiz com os encontros presenciais e as suas características.

ONLINE

O ensino online é aquele em que professor e estudante interagem por meio de uma plataforma virtual com a utilização de aparelhos tecnológicos. O aprendizado é todo realizado com o uso de computadores, smartphones, tablets, etc e é necessário ter internet. Existe a obrigatoriedade de assistir às aulas em um determinado horário pré-estabelecido e os estudantes precisam comparecer no mínimo a 75% das disciplinas/cursos para garantir aprovação.  

A diferença principal entre o ensino “online” e o “ensino à distância” é que o ensino online consiste em assistir aulas em horários fixos e ao vivo, ou seja, professor e aluno se encontram por meio de plataforma virtual para a aula. Já no ensino EAD não existem horários obrigatórios para o aluno assistir às aulas.

EaD

Educação à Distância é a modalidade educacional na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, como computadores e smartphones. Todo o ensino é realizado com pessoas qualificadas, preparadas, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis. 

As atividades educativas são realizadas pelos estudantes e profissionais da educação independente da sua localização geográfica e/ou horários. Sendo assim, na educação à distância, o aluno pode realizar as suas atividades, como acompanhar aulas e fazer as suas tarefas/trabalhos, no momento que lhe for mais conveniente, desde que respeitando os prazos estabelecidos pelo profissional da educação responsável pela aula.

Por exemplo: mesmo que a aula da semana ou do dia seja publicada às 08h da manhã, o aluno pode assisti-la no momento que lhe for mais confortável, desde que não perca o prazo da atividade/trabalho relacionado aquela aula, já que a presença nas aulas EaD são contabilizadas a partir dos trabalhos entregues.  

Nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás, o EaD ocorre na plataforma http://ava.coteconline.com.br/. Os estudantes realizam toda a sua aprendizagem dentro da plataforma, desde as aulas assistidas, os materiais fornecidos e também a comunicação com os professores/tutores.

Fonte: INEP - Educação a Distância

ufg footer logo sedi footer logo

acesso