fbpx

Qualificação Profissional

Cursos regulamentados

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados pelo sistema educacional dentro de um itinerário formativo com o intuito de possibilitar a continuidade de estudos.

Possuem regulamentação quanto à carga horária, sendo a duração mínima de 160 horas. As qualificações das Escolas do Futuro variam de 160h a 240h. 

O perfil profissional de conclusão dos cursos de qualificação deve corresponder a perfis necessários ao exercício de uma ou mais ocupações com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho. Eles devem garantir a profissionalização em determinada área e, ao mesmo tempo, o contínuo e articulado aproveitamento de estudos nos diferentes níveis da educação brasileira. 

A conclusão desses cursos dá direito a um certificado que comprova o desenvolvimento de saberes associados a determinada função laboral. Cada disciplina feita na qualificação é uma capacitação, o que oferece ao aluno um conjunto de certificados de capacitações, e, ao final, um de qualificação. 

Observação: Caso o estudante desista da qualificação antes da conclusão, ele terá certificados das capacitações que concluiu.  

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10