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Programação de Computadores

Programação de Computadores - QUALIFICAÇÃO (240h)
Carga Horária:
240 horas

Inscrições: 10/01/2022 até 24/01/2022 às 23h59min
Investimento: Gratuito
Local:

  • Escola do Futuro Luiz Rassi - Aparecida de Goiânia-GO
    Endereço:
    Rua Raínha Elisabete, S/N - Jardim Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia-GO
  • Escola do Futuro Luiz Bittencourt - Goiânia-GO
    Endereço: Rua BF-25, esquina com AV. JC-15, APM-10, Bairro Floresta - Goiânia-GO

Objetivo do Curso

A Programação de Computadores é uma qualificação básica e essencial para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas em computação. A demanda de trabalho na área de tecnologia exige do profissional conhecimentos sobre os principais elementos de sistemas de computação, sobre como a informação é representada em um computador e como escrever e executar algoritmos, habilidades essas que são cobertas pela Qualificação Profissional de Programação de Computadores.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver o raciocínio lógico do aluno;
  • Apresentar os conceitos básicos de computação;
  • Ensinar linguagens de programação de computadores;
  • Apresentar e exercitar os paradigmas de programação estruturada e orientada a objetos;
  • Dar clareza sobre sistemas computacionais, seus elementos e funcionalidades;

Para quem se destina

Estudantes que se interessem por computadores e linguagens de programação. Os futuros profissionais também precisam estar atentos a detalhes e ter excelentes habilidades de comunicação para trabalhar de forma eficiente com seus clientes. Muitos desenvolvedores web também possuem bons olhos para o design.

Conteúdo Programático

  • Introdução a algoritmos. Sistemas de numeração. Conceitos de interpretadores e de compiladores. Tipos de dados; constantes e variáveis; entrada e saída de dados; estruturas de controle; vetores, matrizes e arrays multidimensionais; modularização; tipos compostos e estruturas de dados; recursividade; arquivos; construção de bibliotecas.
  • Estrutura de codificação. Tipos primitivos, constantes e variáveis. Operadores. Estruturas de controle. Tuplas e listas. Modularização.
  • Dados Estruturados. Arrays. Dicionários. Manipulação de Arquivos. Construção de Bibliotecas e Módulos. Debugging. Bibliotecas gráficas. Documentação.
  • Conceito de hardware e software. Organização de computadores: CPU, memórias, introdução a circuitos lógicos e noções de software básico. Sistemas operacionais: tipos de sistemas (servidor, desktop), estrutura interna do sistema operacional, famílias de sistemas operacionais, módulos de um sistema operacional, exemplos de sistemas operacionais.
  • Introdução à POO. Classes. Herança. Polimorfismo. Diagramas de Representação POO.
  • Álgebra Boleana. Conjuntos. Combinatória. Funções. Grafos: Conceitos e aplicações.

Resultado Esperado

  • Desenvolver algoritmos utilizando o raciocínio lógico e computacional;
  • Codificar algoritmos em uma linguagem de programação;
  • Entender e documentar códigos de computador;
  • Compilar e executar programas de computador;
  • Usar bibliotecas e códigos de terceiros;
  • Construir bibliotecas de funções;
  • Aplicar os conceitos de orientação a objetos no desenvolvimento de programas;
  • Entender a representação de dados em sistemas computacionais e suas limitações.

Benefícios

  • Estrutura Adequada

As Escolas do Futuro possuem uma grande estrutura que conta com salas de aula equipadas e laboratórios de última geração para proporcionar uma experiência completa para todos os nossos estudantes.

  • Professores Capacitados

A equipe de professores das Escolas do Futuro passam por um rigoroso processo seletivo que comprova suas competências e habilidades nas áreas previstas, além de experiência profissional e de docência. 

  • Metodologia

As metodologias de ensino são centradas pensando em estratégias educacionais que permitam a contextualização, a flexibilização e a interdisciplinaridade favoráveis à compreensão dos conteúdos. A garantia entre a junção de teoria e prática profissional em todo o processo de ensino e aprendizagem é uma prioridade para as Escolas do Futuro.

  • Possibilidade de Crescimento

Os certificados dessa qualificação podem ser aproveitados para integralizar a carga horária do curso Técnico em Desenvolvimento Web e Mobile.

Como se inscrever

O(a) candidato(a) ao curso deverá realizar o cadastro e inscrição no site (https://selecao.cett.org.br/) para concorrer a distribuição de vagas realizada por meio de sorteio.Caso seja sorteado, efetivar sua matrícula na unidade escolar de acordo com o limite de vagas oferecidas. Além disso, é necessário que o(a) candidato(a):

  • Tenha completado o Ensino Fundamental;
  • Comprovante de conclusão ou declaração de estar cursando o Ensino Médio
  • Tenha, no mínimo, 16 anos;
  • Apresente os documentos solicitados e definidos em edital.

Campo de atuação, locais e ambientes de trabalho:

  • Empresas privadas
  • Empresas públicas
  • Autônomo
  • Agências de publicidade

 Ocupações associadas (Classificação Brasileira de Ocupações - CBO)

3171-10 - Programador de computador - Média Salarial: R$ 5.561,15
3171-10 - Programador de processamento de dados - Média Salarial: R$ 5.561,15
3171-10 - Programador de sistemas de computador - Média Salarial: R$ 5.561,15

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10