fbpx

Sobre Nós

Escolas do Futuro

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). As escolas fazem parte da reestruturação da rede de Ensino Profissional e Técnico do Estado e contam com as modalidades de capacitação e qualificação profissional, técnico de nível médio, superior de tecnologia e pós-graduação. Ao todo, são ofertados cursos distribuídos em três eixos tecnológicos: Design e Cultura; Informação e Comunicação; e Gestão e Negócios.

O objetivo é elevar o nível educacional, científico e tecnológico no Estado, contribuindo com o aumento da empregabilidade e com a redução das desigualdades sociais. Atualmente temos Escolas do Futuro nas cidades de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. A proposta das EFGs é atender as demandas de formação de profissionais que dominem tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, internet das coisas, big data, data science, robótica e STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), dentre outras.

As ações realizadas nas Escolas do Futuro subsidiam a elaboração, desenvolvimento e disseminação de propostas pedagógicas inovadoras (metodologias ágeis e ativas). Também produzem materiais e soluções para combinar a relação entre a teoria e a prática em ambientes educativos, qualificação de futuros formadores e o atendimento às demandas dos processos de inovação tecnológica do setor produtivo.

Por outro lado, as EFGs são pré-incubadoras de empresas e/ou startups, por meio das STAIS - Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação. O foco é nas atividades relacionadas às demandas da região (porém, sem restringir as ações à sua localidade), e desenvolvidas numa infraestrutura alinhada às necessidades de seus usuários, disponibilizando espaços para instalação de pré-incubadoras de empresas, startups e coworking.

 

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10